17 outubro 2021

Bem sei que tudo podes

Palavra ministrada no dia 17/10/2021 no culto da família realizado na Igreja EvangélicaAssembleia de Deus em Mauá/SP.




Base: Jó 42.1-5

Conhecemos bem a história de Jó. Ali é falada sobre sua paciência, sua capacidade de suportar tantas adversidades, de tudo que lhe aconteceu, da forma como ele perdeu seus bens, seus filhos, suas propriedades, sua saúde e também relata toda sua experiência de confrontações com seus amigos, suas reflexões para com Deus e Deus respondendo. Jó em certos momentos, chega ao desespero de questionar Deus usando frases como: "eu faço tudo certo, o que eu tenho feito de errado pra acontecer tudo isso na minha vida?" e este é questionamento que muitos de nós nos "pegamos" fazendo nesses tempos pelo qual passamos, é ou não é verdade?

Enfrentar dias difíceis exige de nós uma resiliência, uma capacidade de resistir e se adaptar às adversidades, que muita das vezes nós achamos que não vamos suportar, que não vamos superar. Achamos que não vamos vencer estas adversidades. Daí passamos a buscar os culpados, buscamos justificativas, queremos entender os porquês das coisas e nem sempre temos as respostas. Daí a gente começa a pensar igual a Jó: "poxa, mas eu faço tudo certo, eu tô indo à igreja, eu oferto, eu busco a Deus, eu evito o pecado" - como se as dificuldades só tivessem relação com aquilo de fazemos de errado, mas na verdade não!

Em diversas passagens da Bíblia fala-se de um Deus justo, que dá oportunidade a todos, que envia sol e chuva para justos e injustos, da mesma forma que as lutas vêm para os justos elas vêm também para os ímpios, portanto não é por suas obras ou a falta delas que fará você ter dificuldades ou não. É simplesmente pelo fato das dificuldades fazerem parte da vida é que elas acontecem, as lutas vem, os problemas acontecem, as contas chegam pra pagar, somos acometidos por enfermidades... é normal! O único momento que as lutas, o sofrimento e as dores cessarão é quando estivermos lá no céu com Cristo, e É POR ISSO QUE NÓS TEMOS QUE LUTAR. LUTARMOS PARA CHEGAR LÁ! Paulo fala em 2 Co 4.17 que a nossa leve e momentânea aflição que aqui sofremos vai nos trazer uma gloria muito maior e eterna – e é nisso que precisamos nos apegar. Não é o presidente, o prefeito, o vereador ou deputado que vão resolver os seus problemas. A política é necessária, porque ela abre caminhos de solução para problemas básicos da população como um todo, mas o seu sofrimento sendo habitante deste mundo só terá um fim definitivo lá onde as ruas são de ouro e cristal, onde existe um rio cujas correntes alegram a cidade celestial – a Nova Jerusalém!

Então sofrer aqui faz parte da vida, agora o segredo é COMO lidamos com estes sofrimentos. Você pode enfrentar a dificuldade como um derrotado, mas também você pode enfrentar a dificuldade como um vitorioso. Você pode enfrentar uma dificuldade acreditando que ela vai passar, como você também pode desistir e se entregar a esta dificuldade e mesmo nos momentos bons você ainda vai se ver em dificuldade, porque se é incapaz de ver a mão de Deus agindo nos momentos difíceis, quanto muito menos verá Deus agindo nos momentos bons também. Sabe, você tem um copo com água até o meio, o que não sabe lidar com a luta vai enxergar o copo meio vazio, mas o otimista - aquele que sabe lidar com as dificuldades vai sempre enxergar o copo meio cheio, crendo que Deus está no controle de todas as coisas e que essa luta, este sofrimento vai passar. Que posição você está? O que enxerga o copo meio cheio ou o copo meio vazio?

Jó, quando ele afirma "bem sei que tudo podes, e nenhum dos seus planos pode ser frustrados" – nessa afirmação ele ainda estava na prova, tava no sofrimento e ele chega a essa conclusão depois de um longo diálogo com Deus, aonde Deus revela o seu poder, sua grandeza com respeito a criação, como Ele fez, como Ele criou, como Ele formou, como Ele chama as estrelas e elas Lhe atendem, como faz o Sol nascer, como ele faz a chuva descer sobre a terra e ninguém veio a Ele dizer como Ele tinha que fazer todas estas coisas. Diante de toda essa grandiosidade, resta a Jó somente reconhecer e se humilhar perante o  Deus todo poderoso.

Sabe qual é o nosso problema muitas vezes? É que em meio às nossas dificuldades, em meio as nossas dores, nós nos esquecemos quem Deus é, o que Ele faz, como Ele é poderoso e sobre Ele está controle de absolutamente TUDO! Jó ele entendeu que ninguém seria capaz de parar o sol, de que ninguém seria capaz de parar a chuva, de que ninguém seria capaz de parar as estrelas, que tudo isso é o plano de Deus e nenhum dos seus planos pode ser frustrado. É isso que diz respeito a minha e à sua vida, tudo o que acontece com nós faz parte de um plano que vai além do nosso entendimento, todas as provas que passamos aqui na terra atendem a um propósito maior que nós possamos enxergar. O que está acontecendo com você hoje, seja escassez, seja lagrimas, seja enfermidade, seja uma perda na família ou até mesmo um momento de prosperidade na sua vida faz parte do plano de Deus e NINGUÉM, NINGUÉM vai frustrá-lo. E aí quando Jó afirma que "bem sei, que tudo podes", Jó quis dizer: "agora estou entendendo, que nada nem ninguém é capaz de parar a tua mão". Estamos vivendo dias difíceis sim na política, na economia, desemprego, etc, mas em meio a todas essas coisas DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO ISSO. NADA FOGE DA SUA MÃO! Posso afirmar categoricamente pra você: em meio a sua luta, Deus está no controle de todas as coisas.

Você deve se perguntar: como vou enfrentar estas lutas, como vou passar por esta tempestade? Em meio a falta de perspectivas pro futuro, como vou lidar com isso sem murmurar? Jó tem a nos ensinar algumas coisas:

1) Na afirmação dele "bem sei", isso revela uma certeza, uma convicção, um CONHECIMENTO. O conhecimento é extremamente importante para que você possa lidar com qualquer situação. Conhecimento do poder de Deus e o que Ele pode fazer a nosso favor é o que vai te ajudar a enfrentar problemas e dificuldades. Conhecimento é tudo aquilo que você acumulou no decorrer da sua vida: suas experiências, os erros, os acertos, os conselhos que me ensinaram a ser o que sou hoje. Quanto de conhecimento de Deus você tem acumulado no decorrer da sua vida cristã? Quanto você conheceu de Deus, experimentou de Deus de coisas concretas e verdadeiras, não coisas subjetivas ou que você ouviu falar? Mas fatos que você viu acontecer dentro da sua casa, que você viu acontecer na sua vida, na sua família. Esse conhecimento de Deus tem que alimentar a convicção da fé que você tem e professa. Você sabe e conhece um Deus que tudo pode, porque Ele já agiu na sua vida até mesmo nas pequenas coisas. Quantas experiências assim já tivemos na nossa vida? Não é possível que em 10, 20,30, 40... 50 anos de crente absolutamente NADA aconteceu na sua vida depois que você passou a conhecer e andar com Cristo? Portanto:

- É esse conhecimento que vai te dar a plena certeza, a convicção que você vai passar pela tempestade, que você vai vencer a sua luta, mesmo sem saber como Deus vai fazer, mas você crê que Ele vai fazer;

- É esse conhecimento de Deus que vai produzir fé para enxergar o impossível aos olhos humanos acontecer na sua vida;

- É esse conhecimento que vai te fazer abrir seus ouvidos para entender o que Deus tem pra te ensinar em meio a esta prova;

- É esse conhecimento que vai te dar esperança de alcançar o inalcançável, isso não quer dizer que nunca mais vai passar por provas novas provas, mas uma esperança que significa de que Deus está no controle de todas as coisas, ainda que outras provas nos sobrevenha, o plano e o propósito de Deus vai se cumprir integralmente na sua vida.

Lembra lá na famosa citação de Jeremias em seu livro de Lamentações? Jeremias em meio aos escombros do templo de Jerusalém, ele afirma "quero trazer a memória aquilo que dá esperança". Ele tinha conhecimento do que de bom aconteceu naquele templo, da presença de Deus naquele lugar, de que as misericórdias de Deus são sem fim, e aquilo alimentaria a esperança de um futuro melhor.

Paulo também vai dizer em Rm 5.3-4 que a tribulação produz paciência, e a paciência a experiência e a experiência a esperança.

Portanto, quando eu olho para o conhecimento sobre Deus acumulado nos meus 40 anos de vida, quando eu olho pras minhas experiências, quando eu olho pro que Deus já fez na minha vida, então eu vou esperançoso confiar nos planos de Deus porque eles JAMAIS serão frustrados. 

2) A segunda coisa que eu aprendo é que não adianta eu ter esse conhecimento se eu não AFIRMO este conhecimento. De nada adianta eu ter esta experiência se eu não a uso de uma forma prática. As vezes gastamos tanto tempo se lamentando, reclamando das dificuldades e perdemos muitas oportunidades para afirmar o conhecimento das experiências passadas que tivemos com Deus, do cuidado de Deus, da bondade de Deus e de como Ele está no controle de todas as coisas. Quando você troca a oportunidade de reclamar e maldizer e começa a testificar as suas experiências com Deus, isso vai te injetar ânimo, esperança e fé em você mesmo e naqueles que tiverem te ouvindo.

Jó, ainda no meio da sua prova diz: "eu sei que nenhum dos seus planos podem ser frustrados", parafraseando ele está fazendo uma afirmação "olha, eu tô aqui enfermo, estou aqui me coçando com um caco de telha, eu perdi os meus filhos, mas eu sei quem nenhum dos seus planos podem ser frustrados", o que ele está querendo dizer é que esta luta, esta dificuldade faz parte do plano de Deus, portanto eu vou passar por ela de cabeça erguida porque eu creio que nenhum dos seus planos poderão ser frustrados e no final vou sair desta situação.

Sinceramente eu não sei, caro leitor, o que você está passando, mas creia que esta luta que está você passando faz parte de algo maior que Deus tem para você, talvez seu casamento esteja numa fase difícil, mas declare que Deus vai dar um escape; talvez o teu negócio não deslancha, mas Deus vai abrir as portas. Isso é AFIRMAÇÃO de alguém que é convicto da sua fé produzida pelo conhecimento e experiências com Deus.

3) A terceira e última coisa que aprendo é que sigo carregando a minha cruz desejando novas experiências com Deus. Quando Jesus realiza o primeiro milagre, ele realiza numa festa de casamento, água é transformada em vinho (vide João 2.1-11), correto? Ali um paradigma é quebrado, onde costumeiramente o melhor vinho era dado no começo da festa e o pior deixado para o final. Jesus veio para estabelecer algo novo e ele já demonstra isso logo no seu primeiro milagre; Ele transforma a água em vinho, de tal forma que aquele vinho que Jesus tinha transformado era muito melhor que anterior, ou seja, uma nova experiência será sempre melhor que a anterior. Você já viveu uma experiência da parte de Deus na sua vida? Talvez tenha sido curado de uma enfermidade, recebeu uma porta aberta de emprego, salvação na família... São boas experiências, mas deixa eu te dizer: o Senhor tem algo novo pra sua vida! Se a experiência anterior foi boa (ou não!), Deus tem algo maior ainda pra sua vida, os projetos Dele pra sua vida ainda não terminaram... a mesma coisa foi com Jó. Jó era um homem rico, mas Deus permitiu que fosse tirado dele tudo que ele tinha: suas posses, seus filhos, sua saúde, pra que ele pudesse viver algo novo, maior agora. Deus permitiu que ele tivesse essa dura e terrível experiência para que ele pudesse ser preparado para receber algo novo, maior... Deus restituiu tudo dobrado, lhe deu novos filhos, fez ele ainda mais próspero que ele era antes a tal ponto do livro de Jó se encerrar dizendo que o último estado de Jó foi muito melhor que o primeiro.

Conclusão:

Este é o Deus que eu creio, que não se limita ao que já fez, mas que Ele sempre tem algo novo pra minha e pra sua vida, aquilo que Ele tem de novo SERÁ MELHOR SEMPRE! Aí vem o saudosista dizendo que no passado era muito bom, ah como era bom aquele tempo que não volta mais..., mas permita te falar uma coisa: o que Deus tem reservado pra você pra daqui a pouco, não sei quanto tempo ainda vai demorar, mas vai ser muito melhor, lembra-te da onde você foi tirado, onde você está hoje e em nome de Jesus não ficará só nisso, deixa Ele te surpreender. Se o teu início foi bom, saiba que o teu final será melhor ainda, esse vale que você está passando, Deus está te preparando para algo melhor que antes. Você vai ficar tão surpreso com o que Deus vai fazer na vida, que assim como Jó afirmou, você também vai afirmar: "olha, Deus, eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem, agora os meus olhos contemplam as maravilhas de tuas mãos".

Comece a partir hoje enxergar a prova que está passando, não como um castigo, ou uma simples consequência de algo que você fez no passado. Mas enxergue isso como uma experiência com Deus que você precisa viver hoje, talvez Deus esteja usando essa prova como uma forma dEle revelar a você o Seu poder. Seja convicto de que Deus está no controle de tudo, te preparando para algo muito maior e melhor pra sua vida e amanhã você estará aqui comentando seu testemunho desta experiência e edificando a muitas vidas.

Que Deus em Cristo te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário