31 agosto 2020

Cristo - a única verdade que liberta

Base: Jo 8.31-37;56-59


Vemos nesta passagem uma característica interessante no evangelho de João, por várias vezes João registra Jesus se utilizando do termo "eu sou" até de uma forma repetitiva, quando por ex quando ele diz eu sou a porta, eu sou o bom pastor, eu sou o pão da vida, eu sou o caminho a verdade e a vida, eu sou a luz do mundo, tudo isso é visto com uma certa frequência no evangelho de de João e no texto que lemos o termo "EU SOU" está inserido numa discussão entre Jesus e os fariseus no templo em Jerusalém. Traçando um paralelo com o AT, no idioma hebraico o termo "eu sou" é considerado exclusivamente para indicar uma divindade, exemplo disso é quando Deus se revela a Moisés lá no monte Horebe (Ex 3.13-14) e Moisés lhe questiona "como é que eu vou identificar a Ti perante faraó, em nome de quem vou falar com ele, qual é o seu nome?". Então Deus manda dizer o seguinte: "diga ele que EU SOU O QUE SOU. Diga que EU SOU me enviou a vós". Então essa expressão dentro da cultura teológica judaica, se tornou uma expressão exclusiva da divindade de Deus, de modo que nenhum judeu faz uso desta expressão em relação a si mesmo. Então quando Jesus repete várias vezes a expressão "eu sou" sobretudo no evangelho de João, os fariseus consideravam isso um sacrilégio, uma afronta ao Deus de Israel. Então é no contexto desta discussão que ele trava com os mestres da lei no cap 8 de João, do tema "eu sou" que vamos descobrir o que Jesus nos ensina a respeito de si mesmo, porque ele se revela como a verdade, e porque nós devemos considerá-lo como a ÚNICA verdade.


ponto que quero chamar a vossa atenção aqui, é que no v.31 da leitura a qual fizemos, nos versículos anteriores Jesus já tinha dito uma série de coisas a seu respeito em função daqueles que creram no seu nome e na sua palavra e agora ele enfatiza que se "de fato eles PERMANECEREM em sua palavra, verdadeiramente poderiam ser considerados seus discípulos", e permanecer nas palavras de Jesus é permanecer NA VERDADE, a Palavra de Deus é a verdade. E quem é que quer permanecer nessa verdade? Somente os verdadeiros discípulos. Então a primeira lição aqui é que para ser um verdadeiro discípulo de Cristo é necessário PERMANECER A SUA PALAVRA - A VERDADE!


ponto, o v.32 "e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", ele não pode se desconectar do v.31 onde Jesus dava a condição para se tornar um verdadeiro discípulo que é PERMANECER NA VERDADE, ou seja, há um link muito forte deste versículo com o anterior. Percebam que nós não possamos pegar esse versículo 32 de maneira isolada e aplicar de qualquer modo, ao nosso bel prazer, à nossa verdade. E aí é conveniente, adicionar algumas afirmações aqui sobre o que é a "nossa verdade" num contexto secular:

1) a nossa verdade é baseada em outras “verdades” (aquilo que você ouve, aprende ou observa)

2) a nossa verdade é limitada àquilo que a gente sabe e conhece (não posso tomar aquilo como verdade algo que eu não conheça)

3) a nossa verdade é limitada pelas circunstâncias (pode ser uma hoje, e amanhã a gente ter que voltar atrás no que disse)

4) a minha verdade pode não ser a sua verdade (eu posso ter uma visão ou opinião com base em determinado assunto assim com você podem ter a sua opinião particular)


Então tomar esse texto do v.32 sem o seu devido contexto que o v.31 e os anteriores, única e exclusivamente para defender os nossos interesses, é um erro grave, você já deve ter ouvido isso na mídia, mas eu falo isso de uma maneira geral sem me referir a pessoa A ou B. É a mesma coisa que afirmar convictamente: por ex "olha, amanhã vou comprar isso... semana que vem eu vou pra tal lugar" sem saber se vamos mesmo conseguir cumprir isso. É por causa disso que Tiago cita na sua carta cap.4 v.15 “Se Deus quiser, faremos isto ou aquilo”. Entende, eu não tenho como determinar o meu próximo passo, o que será de mim daqui a 1 minuto. Estou saudável hoje, posso sair daqui e amanhecer morto. Não temos o controle da nossa vida! A mesma coisa é com as nossas verdades! Não me interprete mal, não to dizendo que todo mundo é mentiroso e sim que nossa verdade (por mais verdade que seja) ela é efêmera (passageira), eu digo algo hoje e amanhã eu preciso retificar ou corrigir o que eu disse quando eu falo por mim mesmo, de modo que eu jamais poderei usar um texto bíblico isolado como esse pra sustentar a minha e a sua verdade. Eu arrisco a dizer que isso é uma heresia, porque podemos estar tomando uma verdade exclusiva do Senhor e querer aplicar esta verdade à nós que somos humanos, falhos, limitados e finitos...


ponto, v.33, vemos agora os fariseus num claro desejo de desvirtuar aquela discussão ao questionar Jesus sobre a que liberdade ele se referia, já que o orgulho de serem descendentes de Abraão e portadores da promessa de Deus era tão grande quanto a hipocrisia deles, que estavam se esquecendo dos 430 anos de escravidão no Egito, dos 70 anos de cativeiro na Babilônia e agora subjugados pelo Império Romano. Jesus agora dá no meio da canela dizendo que a liberdade a que se referia era da liberdade da escravidão DO PECADO e da relação daquele que peca com a escravidão. Aqueles fariseus, mestres da lei não compreendiam (ou não queriam compreender) que a verdadeira liberdade espiritual da escravidão do pecado estava em conhecer a VERDADE. Agora observem o v.36 “Se o filho do homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres”... percebem a coerência do v.36 com o v.32, que eles estão dentro de um mesmo contexto? Essa verdade que liberta é Cristo! Somente a verdade é que nos trará luz à escuridão e enxergaremos que a verdade não pode ser ou estar em outro, que não seja Jesus Cristo. Isso é claro para nós aqui esta noite que estes dois versículos estão fazendo referência a Jesus? Porque se nós compreendermos isto, não vamos deixar ser levados por discursos que se utilizam de texto bíblico sem o contexto para desvirtuarem o sentido e o objetivo a que ele foi escrito aqui. Este texto que nós estamos fazendo esta reflexão com o seu devido contexto faz alusão exclusivamente a Jesus Cristo e mais nada!


E aí Jesus, no v.37 diz lá: "bem sei que sois a descendência de Abraão, ou seja, se são mesmo descendência de Abraão deveriam conhecer a verdade, mas procurais matar-me" - e porque procuravam matar a Cristo? Jesus responde na continuação "porque a minha verdade não está em vós". Aprofundando um pouco mais nesta discussão que Jesus teve como os fariseus, no v.56 (olha só como essa discussão se estendeu, o tempo aqui não seria suficiente pra falarmos os detalhes de tudo) "Abraão, o pai de vocês ficou alegre ao ver o tempo da minha vinda, e viu e se alegrou". Continuando v.57 "Disseram-lhe então os judeus: ainda não tem 50 anos e viste Abraão?". Aí irmão no v.58, Jesus vendo que os fariseus não estavam entendendo nada das coisas espirituais pra finalizar arrasa com eles: "eis que vos afirmo uma verdade, antes de Abraão nascer, EU SOU", aí voltamos ao que tinha falado no início - sobre a expressão "EU SOU" que é exclusiva da divindade, que para o judeu soava como uma blasfêmia, tanto é que no v.59 Jesus teve que se ausentar deles ali pra não ser apedrejado.


Já sentiu a presença de EU SOU aqui nesta noite? EU SOU é a única verdade absoluta, somente EU SOU tem a verdade como um dos seus atributos, ela é intrínseca (faz parte) a ele. Nele não há sombra nem possibilidade de haver mentira alguma, assim como ele é o dono de TODO poder, Ele é onipresente e onisciente. Nada para EU SOU é desconhecido, nada o pega de surpresa, ele tem pleno conhecimento de todas as coisas, ele não depende de ninguém nem de fatores externos para sustentar a sua verdade. Diferente de nós que temos nossa natureza pecaminosa, onde diante da nossa imperfeição dissemos uma coisa agora e daqui a pouco temos de retificar o que dissemos. Olha Números 23.19 para confirmar esta afirmação: “Deus não é como os homens, que mentem; não é como um ser humano que muda de ideia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu?


Então irmãos, pra concluir, com base no que foi falado até agora aceite um conselho pra tua vida: não tome como verdade absoluta qualquer coisa que você vê ou ouve por aí. O advento das redes sociais, virou terreno fértil pra semear toda e qualquer tipo de pseudo-verdade ou no termo atual, a fake news! Antes de sair espalhando fake news, faça uma pré-análise, porque o ser humano é assim mesmo, ele se enche de si, solta o verbo, falando a torta e a direita, que fulano fez isso que cicrano deixou de fazer aquilo, e que depois de 1 minuto muda tudo aquilo que havia dito, dizendo que se enganou, ou alguém desmente ele e nós muitas vezes por afinidade, acaba espalhando uma inverdade que pode prejudicar alguém, possa deturpar o julgamento sobre as pessoas num determinado assunto com uma coisa que nem se tem certeza se aquilo é verdade mesmo ou não


Outro conselho, cuidado com a idolatria. Que não sejamos imaturos a ponto de aceitar tudo que fulano fala como verdade absoluta, que usa versículos isolados da Bíblia para justificar suas ações as quais a Bíblia não justifica. A única coisa que eu posso afirmar é que sendo Cristo a verdade, é ELE que tem o domínio sobre todas as coisas em suas mãos e que lá na frente tudo vai terminar bem, embora as circunstâncias sejam adversas, difíceis, esse tempo de incertezas os quais estamos vivendo. Outro dia eu ouvi um pronunciamento de um político dizendo que "estamos às cegas", ou seja, as coisas estão indefinidas. E aí, se nós não vigiamos, cada um vai reagir de uma maneira com base naquilo que ouvimos, uns entram em pânico, outros minimizam achando que isso tudo q está acontecendo não é nada de mais, outros criam suas teorias conspiratórias e sai espalhando ou compartilhando boatos por aí que não ajudam em nada, só vai confundir ainda mais uma situação que já está por demais complexa, algo nunca visto em nosso tempo.


O que cabe a nós irmãos é orar, confiar na verdade absoluta que é Jesus Cristo. Quando nós colocamos as nossas esperanças na única verdade, ficamos descansados, porque cremos que tudo vai terminar bem, se não for aqui nesta terra, será no porvir. Eu tenho promessa, você tem promessa, e essa promessa foi dada pela Verdade. Teu nome está escrito no livro da vida, o seu lugar está reservado nas mansões celestiais. Talvez morramos de Covid-19, talvez morramos de AVC, ou de infarto, talvez morramos dormindo, ou talvez nem morramos. Uma coisa tem que ser certa aqui de uma vez por todas: a nossa segurança não está aqui no mundo, ela não está nos políticos (por mais que o seu discurso seja alinhado com o que desejamos), ela não está na ciência  ainda que a ciência seja muito útil. Quem tem de estar no controle do leme do nosso barco é a verdade que nos liberta - Jesus Cristo, o EU SOU, é nele q tem que estar nossa segurança, é nEle que tem que estar depositada a nossa esperança porque é Ele quem vai dar o escape pra essa pandemia, senão é Ele quem nos receberá lá nos céus quando chegar a nossa hora, é Ele quem vai arrebatar a Igreja.


Que EU SOU vos abençoe, em nome da VERDADE. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário