Base Filipenses 4.4
Quero lhes trazer uma reflexão sobre alegria, porém a realidade é que os dias que vivemos não tem sido muito favoráveis, país em crise econômica, fome, guerras por todo mundo, etc.
Vivemos períodos de turbulência até mesmo dentro de nossas casas: um marido, uma esposa ou filho não crente, até mesmo podendo estar envolvido nas drogas ou na criminalidade.
Passamos por momentos de turbulência no nosso trabalho: aquele chefe que não te dá folga, condução lotada, você tendo que trabalhar por 2 ou 3 e não é reconhecido, as vezes é mal remunerado, seu salário mal dá pra pagar as dívidas, come marmita fria, ou o restaurante da empresa oferece uma comida de má qualidade...
E por que não dizer turbulências às vezes até mesmo dentro da igreja. A igreja não é o céu, ela é composta de seres humanos, cada um com seu jeito de ser, temperamentos diferentes, forma de pensar divergentes umas das outras. No geral é tão difícil lidar com pessoas, um irmão que não entende ou não aceita seu ponto de vista, não é verdade? Verdade mesmo é que é tão difícil ser adulto que dá vontade de voltar a ser criança! 😄 Não tem preocupação, não tem roupa pra passar, não tem que acordar cedo pra ir trabalhar...
Todas essas preocupações, essas turbulências às quais passamos no dia a dia são legítimas, elas acontecem e muitas vezes nos deixam abatidos, desanimados, porque faz parte da nossa humanidade ficar assim. Lá em João 16.33 Jesus disse que neste mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos BOM ÂNIMO! Ter bom ânimo nesses dias turbulentos, em outras palavras, é literalmente remar contra a maré, levantar a cabeça e seguir em frente, matar um leão por dia pra não jogar tudo pro alto e desistir.
Na leitura base citada, quando Paulo faz esta recomendação aos Filipenses, Paulo estava preso em Roma! 😲 E como pode alguém falar de alegria estando preso? Alegrar-se em Deus extrapola a vida material, você pode ser rico ou ser pobre, você pode ter 2 carros na garagem ou andar de ônibus, estar empregado ou desempregado e estar alegre. O real sentido da palavra alegria que Paulo cita na chamada “carta da alegria” tem pelo menos 3 motivações:
1ª) Alegrai-vos pela salvação recebida
Hoje você tem oportunidade de estar lendo este texto vivinho da silva porque alguém morreu por você, sabia? Busca aí na sua memória o seu passado e vamos dividir a história da nossa vida em ANTES DE CRISTO e DEPOIS DE CRISTO. Vamos refletir:
- Quem você era antes de Cristo? O mentiroso? O encrenqueiro? O briguento? A fofoqueira?
- O que você fazia antes de Cristo? Bebia? Fumava? Cheirava? Roubava? Enganava? Se prostituía?
- Sem Cristo, será que você estaria vivo hoje?
Posso te afirmar categoricamente que só por estar vivo hoje você já tem motivos de sobra pra se alegrar, portanto alegre-se no Senhor, glorifique a Deus por não sermos merecedores de tão grande livramento que nos tem concedido. Isso é a graça de Deus sobre a minha e sua vida, que entregou seu único filho para morrer por nós, pra nos salvar.
2ª) Alegrai-vos por ter seu nome escrito no livro da vida
Em Lucas 10 Jesus prepara 70 discípulos e os envia de 2 em 2 para que fossem às cidades pregar a chegada do Reino de Deus... depois eles retornaram de sua missão contentes por terem sido bem sucedidos em sua missão. Jesus falou para eles não se alegrarem pelo fato de os espíritos se sujeitarem a eles; mas que se alegrarem antes por estar o nome deles escrito nos céus.
Sabe o que eu aprendo com essa passagem? É que independente de todas nossas conquistas sejam elas materiais ou espirituais, quantas almas ganhamos, quantos dons podemos ter - tudo isso é importante, necessário; até mesmo unção do Espírito Santo é importante, porém, mais importante que tudo isso, é ter o seu nome escrito no livro da vida! Dá pra se alegrar ou não?
Baseado nestes 2 motivos que refletimos aqui, te faço uma pergunta: Qual tem sido sua escala de valores? Você é daqueles que por qualquer coisa se desanima, já deixa de vir pra igreja? Ou porque não recebeu uma benção tal já acha que Deus não é contigo? Olha só a escala de valor de Paulo em 2 Coríntios 12.10: "...por amor de Cristo, alegro-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias..." - Paulo tinha uma escala de valores que não permitia que as coisas inferiores não ocupasse o lugar das superiores. Ele não permitia que os sofrimentos que ele tinha pelo Evangelho sobrepusessem à esperança que ele tinha. Paulo entendia que as aflições do tempo presente não se comparam com a glória que há de ser revelada (Rm 8.18). Em outras palavras,
3ª) Alegrai-vos porque uma vida eterna nos aguarda
Você já parou pra pensar no lugar que te espera? Lá você não vai precisar pagar aluguel, nem água, nem luz, nem condomínio. Você vai andar em ruas de ouro! Aqui o prefeito passa um asfaltinho casca de ovo pra tapar a buraqueira e você já fica todo contente, imagina lá onde tudo é ouro! Em 1 Coríntios 2.9 Paulo fala das coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
João cita em Apocalipse 21.4 que o próprio Deus “...enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor...”. Alegre-se, pois este lugar é pra mim e pra você!
Conclusão
Diante de tudo isso que acaba de ler, vale a pena servir a Deus, não vale? Por mais que soframos as dificuldades que temos atravessado nesses dias, mas Deus tem estado com Seu povo, guardando e livrando, mantendo a porta aberta, cuidando de todas as coisas nos mínimos detalhes. Pode até ser que aquilo que você sonha ter, você ainda não conquistou, mas saiba que a sua maior conquista, a sua salvação, ela já foi conquistada na cruz do Calvário, você tem seu nome escrito no livro da vida e há um céu preparado pra você. Alegre-se!
Deus abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário