16 dezembro 2016

Dois caminhos e uma escolha. Qual a sua?

Base: Mateus 7.13-14

Vivemos tempos de decisões, decisões que muitas delas determinarão qual será o nosso futuro. Deus criou o homem com a capacidade de decidir e deu a ele o poder do livre arbítrio.

A Bíblia, como um manual de conduta para o ser humano indica dois caminhos: o caminho da salvação simbolizado pela porta estreita e o caminho da perdição simbolizado pela porta larga, pode ser visto no texto base para esta reflexão.

A porta estreita significa o novo nascimento do homem. Quando o homem toma a decisão de entrar por esta porta, simboliza sua aceitação de Jesus como único e suficiente salvador para sua vida. Jesus afirma que ele é o único meio de salvação, que sem ele não há outro. O homem pode tentar formas de livrar-se da ira vindoura reservada àqueles que rejeitam esta porta, mas somente Jesus é a porta.

Para entrar na porta estreita é necessário passar por um novo nascimento. Existem dois nascimentos sendo, nascimento natural quando o homem nasce proveniente do parto de sua mãe, e o nascimento espiritual (nascer de novo) que é quando o homem toma a decisão de aceitar a Jesus e vive com conforme a Sua palavra. A porta e o caminho percorrido ao passar por esta porta são estreitos, sofridos, porque envolverá renúncias aos prazeres desta vida, mas que lá na frente garantirão um futuro de paz e salvação plena para sempre na presença de Deus. Quem gosta de renunciar, abrir mão do que é prazeroso, não é verdade?

O apostolo Paulo afirma em Romanos 10.9 que ”Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Portanto se faz necessária uma tomada de decisão, decidir por Cristo e permanecer nos Seus caminhos, ainda que de sofrimento, mas você pode optar por passar pela porta larga.

A porta larga significa os prazeres passageiros do mundo, como a prostituição, a bebida, a droga que dá uma aparente sensação de bem estar, mas que na verdade torna o homem um escravo do vício. Podemos dizer que o caminho que se percorre após a passagem porta larga levará ao um destino de morte - o lago de fogo de sofrimento eterno. O que o mundo oferece para os olhos do homem pode ser atraente, prazeroso, confortável, porém se o homem decidir-se passar pela porta larga e permanecer neste caminho seu destino de morte estará selado eternamente. Você pode achar que não tem nada de mais nisso, que isso é um problema seu, mas a Palavra de Deus afirma em Provérbios 14.12 que "...há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte". Viver uma vida fora da vontade de Deus, fatalmente conduzirá o homem à condenação e consequente sofrimento eterno.

O homem sem Deus possui um vazio existencial onde ele procura preencher com prazeres carnais que pouco a pouco destruirão sua vida; todas estes prazeres vão te levando a um abismo após outro porque este vazio interior é insaciável: aquele se é viciado em drogas e álcool está degradando sua saúde até a morte pois nunca se contenta com apenas uma tragada ou cheirada, aquele que se prostitui pode se infectar com uma doença venérea e morrer, ou até mesmo "topar" a mulher de alguém perigoso e ser jurado de morte tendo que fugir até ser achado e perder tragicamente sua vida por meros segundos de prazer.

O que o ser humano precisa ter em mente e entender que o que realmente vai preencher o vazio interior é a presença de Jesus em sua vida. Deus não criou o homem para ser escravizado pelo pecado, o Senhor não criou o homem para ser condenado, Ele criou o homem para adorá-lo, para viver uma vida abundante da presença dEle. Porém, é necessário tomar uma decisão de se converter, conversão nada mais é que a mudança de rumo, de sentido.

Qual a sua escolha?

A vontade de Deus para a humanidade é que todos sejam salvos e só Jesus Cristo é o único Salvador suficientemente capaz. Deus nos ama de uma forma imensa que enviou o seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, que nunca havendo pecado morreu pelos pecados de toda a humanidade, ao terceiro dia Jesus ressuscitou e nesta tarde te dá uma oportunidade de optar pelo caminho que leva a salvação. Reflita essa atitude amorosa de Deus para conosco: você tendo um filho cederia a vida dele em favor a um desconhecido? Jamais, né? Pois bem, Deus fez isso por mim e por você, sem que merecêssemos por graça, abundante graça!

Então arrependa-se enquanto é tempo e converta-se de coração, Jesus afirma em Apocalipse 3.20 que "Eis que ele está à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta do seu coração, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo". Decida por abrir seu coração, permita que o Senhor faça morada na sua vida, uma vida com Jesus é uma vida abundante, uma vida plena. Paulo afirma em 2 Coríntios que se alguém (decide) está em Cristo, é nova criatura é. As coisas velhas (seu passado) ficaram para trás; eis que surgem coisas novas! Sabe o que o escritor aos Hebreus 10.17 diz mais? Que dos seus pecados Deus não se lembrará mais! Olha que maravilha!

Que você possa fazer esta escolha e opção por Jesus Cristo - a porta estreita. Ele te espera de braços abertos. Talvez em algum momento você já tenha provado esta maravilhosa sensação de estar participando destas bençãos da salvação, mas que por algum tropeço ou decepção tenha feito afastar-se dos caminhos do Senhor, mas hoje Deus te guiou até aqui e te dá mais esta oportunidade. Procure uma igreja próximo da sua casa, não é placa de igreja que salva, mas somente Jesus Cristo, o único caminho, verdade e vida.

Que Deus abençoe!

05 novembro 2016

Porque devemos nos alegrar?


Quero lhes trazer uma reflexão sobre alegria, porém a realidade é que os dias que vivemos não tem sido muito favoráveis, país em crise econômica, fome, guerras por todo mundo, etc.

Vivemos períodos de turbulência até mesmo dentro de nossas casas: um marido, uma esposa ou filho não crente, até mesmo podendo estar envolvido nas drogas ou na criminalidade.

Passamos por momentos de turbulência no nosso trabalho: aquele chefe que não te dá folga, condução lotada, você tendo que trabalhar por 2 ou 3 e não é reconhecido, as vezes é mal remunerado, seu salário mal dá pra pagar as dívidas, come marmita fria, ou o restaurante da empresa oferece uma comida de má qualidade...

E por que não dizer turbulências às vezes até mesmo dentro da igreja. A igreja não é o céu, ela é composta de seres humanos, cada um com seu jeito de ser, temperamentos diferentes, forma de pensar divergentes umas das outras. No geral é tão difícil lidar com pessoas, um irmão que não entende ou não aceita seu ponto de vista, não é verdade? Verdade mesmo é que é tão difícil ser adulto que dá vontade de voltar a ser criança! 😄 Não tem preocupação, não tem roupa pra passar, não tem que acordar cedo pra ir trabalhar...

Todas essas preocupações, essas turbulências às quais passamos no dia a dia são legítimas, elas acontecem e muitas vezes nos deixam abatidos, desanimados, porque faz parte da nossa humanidade ficar assim. Lá em João 16.33 Jesus disse que neste mundo teríamos aflições, mas que tivéssemos BOM ÂNIMO! Ter bom ânimo nesses dias turbulentos, em outras palavras, é literalmente remar contra a maré, levantar a cabeça e seguir em frente, matar um leão por dia pra não jogar tudo pro alto e desistir.

Na leitura base citada, quando Paulo faz esta recomendação aos Filipenses, Paulo estava preso em Roma! 😲 E como pode alguém falar de alegria estando preso? Alegrar-se em Deus extrapola a vida material, você pode ser rico ou ser pobre, você pode ter 2 carros na garagem ou andar de ônibus, estar empregado ou desempregado e estar alegre. O real sentido da palavra alegria que Paulo cita na chamada “carta da alegria” tem pelo menos 3 motivações:

1ª) Alegrai-vos pela salvação recebida
Hoje você tem oportunidade de estar lendo este texto vivinho da silva porque alguém morreu por você, sabia? Busca aí na sua memória o seu passado e vamos dividir a história da nossa vida em ANTES DE CRISTO e DEPOIS DE CRISTO. Vamos refletir:
- Quem você era antes de Cristo? O mentiroso? O encrenqueiro? O briguento? A fofoqueira?
- O que você fazia antes de Cristo? Bebia? Fumava? Cheirava? Roubava? Enganava? Se prostituía?
- Sem Cristo, será que você estaria vivo hoje?

Posso te afirmar categoricamente que só por estar vivo hoje você já tem motivos de sobra pra se alegrar, portanto alegre-se no Senhor, glorifique a Deus por não sermos merecedores de tão grande livramento que nos tem concedido. Isso é a graça de Deus sobre a minha e sua vida, que entregou seu único filho para morrer por nós, pra nos salvar.


2ª) Alegrai-vos por ter seu nome escrito no livro da vida
Em Lucas 10 Jesus prepara 70 discípulos e os envia de 2 em 2 para que fossem às cidades pregar a chegada do Reino de Deus... depois eles retornaram de sua missão contentes por terem sido bem sucedidos em sua missão. Jesus falou para eles não se alegrarem pelo fato de os espíritos se sujeitarem a eles; mas que se alegrarem antes por estar o nome deles escrito nos céus.

Sabe o que eu aprendo com essa passagem? É que independente de todas nossas conquistas sejam elas materiais ou espirituais, quantas almas ganhamos, quantos dons podemos ter - tudo isso é importante, necessário; até mesmo unção do Espírito Santo é importante, porém, mais importante que tudo isso, é ter o seu nome escrito no livro da vida! Dá pra se alegrar ou não?

Baseado nestes 2 motivos que refletimos aqui, te faço uma pergunta: Qual tem sido sua escala de valores? Você é daqueles que por qualquer coisa se desanima, já deixa de vir pra igreja? Ou porque não recebeu uma benção tal já acha que Deus não é contigo? Olha só a escala de valor de Paulo em 2 Coríntios 12.10: "...por amor de Cristo, alegro-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias..." - Paulo tinha uma escala de valores que não permitia que as coisas inferiores não ocupasse o lugar das superiores. Ele não permitia que os sofrimentos que ele tinha pelo Evangelho sobrepusessem à esperança que ele tinha. Paulo entendia que as aflições do tempo presente não se comparam com a glória que há de ser revelada (Rm 8.18). Em outras palavras, 


3ª) Alegrai-vos porque uma vida eterna nos aguarda
Você já parou pra pensar no lugar que te espera? Lá você não vai precisar pagar aluguel, nem água, nem luz, nem condomínio. Você vai andar em ruas de ouro! Aqui o prefeito passa um asfaltinho casca de ovo pra tapar a buraqueira e você já fica todo contente, imagina lá onde tudo é ouro! Em 1 Coríntios 2.9 Paulo fala das coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

João cita em Apocalipse 21.4 que o próprio Deus “...enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor...”. Alegre-se, pois este lugar é pra mim e pra você!


Conclusão
Diante de tudo isso que acaba de ler, vale a pena servir a Deus, não vale? Por mais que soframos as dificuldades que temos atravessado nesses dias, mas Deus tem estado com Seu povo, guardando e livrando, mantendo a porta aberta, cuidando de todas as coisas nos mínimos detalhes. Pode até ser que aquilo que você sonha ter, você ainda não conquistou, mas saiba que a sua maior conquista, a sua salvação, ela já foi conquistada na cruz do Calvário, você tem seu nome escrito no livro da vida e há um céu preparado pra você. Alegre-se!

Deus abençoe!

29 março 2016

Jesus vem! Está preparado?

Base: Amós 4.12


Gosta de receber uma grande notícia? Quem quer saber qual grande notícia tenho para você hoje? Aperte os cintos aí então:

Jesus vem!

Seu coração arde em expectativa com esta afirmação? Você ainda crê que Jesus vem buscar Sua Igreja? Ainda acredita que Ele pode voltar a qualquer momento? Pode encher seu pulmão e dizer "Maranata!"?

Com base na leitura do texto base e acrescentando Gl 6.16 que diz que "...a Igreja é o Israel de Deus", então podemos afirmar com convicção: Prepara-te ó Igreja para encontrares com o Senhor teu Deus. E quem é a igreja? Nós!
Sendo assim, se você crê que Jesus há de buscar a Sua Igreja e que nós somos a Igreja, eu tenho 2 perguntas para você refletir:

1) Como está a tua vida?
Vivemos uma época de decisões e escolhas, então quando te pergunto como está a tua vida, eu te pergunto quais tem sido as suas escolhas? Ap 22.11 diz que "...Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda...". Logo, qual tem sido suas escolhas, em que grupo você pertence? Dos que estão sujando ainda, ou se santificando ainda? Ap 3.15-16 diz que "...Oxalá fostes frio ou quente! Mas como vocês são mornos, vou vomitar vocês de minha boca." Forte, não? Observe nessa passagem que a igreja de Laodicéia não tinha uma identidade bem definida, eles não eram uma coisa e nem outra, eles não mergulhavam de cabeça no mundo, mas também não levavam Deus a sério.

Ap 3.20 diz que "Eu estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo". E preciso tomar uma decisão, fazer uma escolha definitiva. Queremos ou não queremos servir a Deus? Queremos compromisso com Deus ou não queremos compromisso com Deus? Você quer usar Deus aos seus próprios interesses ou quer servir de fato a Deus renunciando as práticas que O desagradam?

Dupla personalidade é sintoma de doença mental, dupla identidade espiritual é sintoma de pecado. É crente dentro da igreja, mas como está sua vida lá fora? Dentro da igreja dá glórias a Deus, mas lá fora mente e engana. Como está a tua vida? Com quem você se relaciona? Vive uma vida promiscua, lamento dizer mas vai pro inferno. Vive enganando os outros, vai pro inferno. É duro, né querido leitor, mas entenda que não estou condenando que quem fizer isso irá direto para o inferno. Eu estou dizendo que vai pro inferno se o sujeito não abandonar essa e outras práticas pecaminosas, porque existe uma porta da graça escancarada onde se houver arrependimento e mudança de atitude, Deus pode restaurar e mudar vidas. Estejamos preparados, pois a vinda do Senhor é próxima.


2) Como estão as pessoas à sua volta?
Jesus vem, querido leitor. Como está a tua vida e como estão as pessoas à sua volta? Porque Jesus vem buscar uma igreja separada, uma igreja especial, uma igreja santificada.

Você com todo seu tempo de crente servindo a Deus nunca convidou alguém para ir à igreja? Ninguém do teu relacionamento é crente? Das duas coisas uma, ou você não tem sido luz do mundo nem sal da terra ou você é um omisso, perdoe-me ser direto. A verdade é que andamos muito preocupados com as coisas materiais, e daí você pode se justificar dizendo que não tem tempo, ou até pode ser que você tenha tempo mas tem vergonha de dizer quem é ou não entende o valor das coisas espirituais, pois não sabe que uma vida tem muito valor pra Deus e por causa disso vivemos dentro de um egoísmo, muito ocupados com nossa vida particular.

Como estão as pessoas à sua volta? Elas podem dar um bom testemunho a seu respeito? As pessoas sabem que você é um cristão? Nunca convidou um vizinho sequer para visitar a igreja! Você pode afirmar: "Ahh irmão, eu já convidei 3 vezes e nunca se interessou " Ora, convida 30! Quem sabe na 30ª vez que você convidar ele resolve ir? Querido leitor, é bem possível que nem todo mundo pra quem pregamos vai pro céu, mas no dia do Juízo Final, Deus vai dizer pro incrédulo: "vem cá fulano de tal, lá no seu trabalho tinha um servo meu com um testemunho brilhante, ele pregou várias vezes pra você, te convidou várias vezes pra ir à igreja e você nunca quis ir"; o incrédulo vai responder: "é verdade, eu não quis dar ouvidos". Então querido, façamos a nossa parte e deixemos o resto com o Espírito Santo, pois é Ele que convence o pecador.

Você como um santo homem, uma santa mulher de Deus tem o dever de apresentar algo diante de Deus. Como diz o famoso hino 16 da Harpa Cristã: "...Posso tendo as mãos vazias, com Jesus eu me encontrar? Quantas almas poderia ao Senhor apresentar?...".

Pense nisso, aproveite enquanto há tempo; faça Cristo ser refletido na sua vida, seja de fato sal da terra e luz do mundo. É tempo de darmos primazia às coisas espirituais pois aquilo que é material se perde ou se desgasta, mas "Buscai as coisas que são do alto..." (Cl 3.1) onde "...onde nem a traça nem a ferrugem consomem..."(Mt 6.19).


Conclusão
Agora vamos viajar um pouco na nossa imaginação. Imagina comigo a celebração de um casamento:
onde a Noiva sou eu e você,
a marcha nupcial são as trombetas, a trombeta vai soar.
a plateia: miríades de anjos, milhares e milhares de anjos, querubins e serafins.
os anjos vão dizer: "olha como ela é linda, ela é perfeita, ela foi comprada com o sangue do cordeiro, ele é vencedora"
a marcha do arrebatamento, onde todos nós, eu e você subindo e entrando nos céus, arrebatados sendo recebido pelo noivo.
quem é o noivo? Jesus Cristo, aquele que morreu e o terceiro dia ressuscitou.
Será a maior festa de todos os tempos!

E por que esta analogia de casamento? Como é um casamento? Há os convidados, o noivo lá na frente. Dali a pouco toca uma musica para entrada dos padrinhos, fica aquele comentário: "nossa, aquele sapato não tem nada a ver com vestido", "nossa, mas aquela cor de terno não combinou com a gravata". Não são comuns esses comentários? Aí dali a pouco começa a tocar a marcha nupcial, as pessoas se colocam de pé, de um lado o noivo, no meio o pastor, aí vem o cortejo nupcial, e todo mundo comenta: "Uau, como ela tá linda!" Reparou que toda a noiva fica linda no dia do casamento? Meses antes da cerimônia o vestido é escolhido, há toda aquela preparação, cabelo, maquiagem, unhas, etc. Percebe a preparação necessária para este grande dia?

Da mesma forma somos nós enquanto estamos aqui na terra, uma preparação constante, desviar-se do pecado, manter uma vida íntegra perante Deus, ser carta aberta lida para o mundo, ser exemplo. Isto tudo se faz necessário pois Cristo virá buscar um povo santo, que busca esta santidade independente de seu mau ou bem visto por estas pessoas. Por isso tudo vale a pena sofrermos aqui, vale a pena renunciar a prática do pecado. Aguentemos mais um pouquinho, Jesus está as portas e breve Ele virá nos buscar. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Jesus vem, Ele vem!