17 setembro 2024

O homem que deixou Jesus maravilhado

Base Lc 7.1-10

Havia em Cafarnaum um destacamento do exército romano que tomava conta do porto e da estrada comercial da cidade, que era comandado pelo centurião a serviço de Herodes. O centurião ficava à frente de uma companhia de cem soldados romanos. E algumas coisas neste Centurião me chamam a atenção:

A 1ª delas é que apesar dele ser um estrangeiro que não conhecia a Deus, ele se simpatiza com a nação de Israel e a cultura religiosa dos judeus e constrói com recursos próprios uma sinagoga naquela cidade. Há quem diga que era uma das mais belas da região naquela época. Isto é algo que chama atenção porque Israel sendo dominado pelo Império Romano, logo o governo e os soldados romanos eram odiados pelos judeus e este Centurião era um homem diferenciado porque ele fazia exatamente o contrário, ele sabia manter boas relações com as pessoas ao seu redor mesmo sendo um funcionário de um governo opressor.

A 2ª coisa que me chama atenção é que o centurião de Cafarnaum era um homem diferenciado dos demais a serviço do Império Romano - o comandante de um destacamento do exército conhecido pela brutalidade tendo empatia pelo seu empregado doente. Empatia é colocar-se no lugar do outro! O centurião estava preocupado com o estado de saúde do seu servo. Mais do que isso este centurião tinha muita estima por este empregado a ponto de alguns historiadores também afirmarem que este empregado enfermo possivelmente era um filho fora do seu casamento tamanho era este afeto que e preocupação com o estado de saúde dele

3ª coisa – um comandante militar, a serviço de um império opressor a Israel, além de manter relacionamentos ele possuía amigos! Não bastava ser gentil ou cortês com as pessoas, ele cultivava amizades entre os judeus. Então o centurião vai se usar destas amizades para mandar contar a Jesus sobre a doença do seu servo. E quando olho pra essa sociedade que vivemos hoje onde não podemos confiar com ninguém, que até mesmo dentro da igreja não há mais comunhão entre irmãos, o culto acaba e todo mundo sai correndo pra casa. Mas olha que interessante, perceba que o centurião por ser um estrangeiro talvez não pudesse ter a atenção de Jesus, então ele pede aos seus amigos que mandassem um recado pra Jesus. Eu te faço uma pergunta e vocÊ responda pra você mesmo: você possui amigos que você pode compartilhar suas lutas e dores para que eles intercedam a Deus por você? Você é um amigo leal a ponto de interceder pelo seu irmão que você está vendo a luta dele e da família dele? Pense nisso! Estamos numa comunidade de crentes fiéis a Deus, você não pode achar normal seu irmão passar por lutas e você não lembrar deles em suas orações. Se você tem este tipo de atitude mesquinha, aprenda hoje com o centurião, amém?

4ª coisa – O centurião reconhece a autoridade e soberania de Jesus Cristo. Ele como comandante de 100 soldados sabe que pela sua posição tem algum poder sobre seus subordinados que se ele der uma ordem ele será atendido, mas sendo incapaz de poder fazer algo pelo seu servo doente ele reconhece o poder do TODO PODEROSO! Ele crê que através de uma palavra dita à distância seu empregado poderia ser curado. Ele teve o senso crítico de entender que mesmo estando numa alta posição ele não era digno receber Jesus em sua casa numa demonstração de fé e humildade. Perceba que estamos falando de um comandante romano de alta patente reconhecendo sua condição de pecador incapaz de poder receber o salvador em sua casa.

Pra fechar esta linda história, em reação a esta extraordinária atitude de fé por parte do centurião romano Jesus (na sua humanidade) fica surpreso/maravilhado e dá testemunho dele diante do povo que o seguia: “...Eu nunca vi tamanha fé em Israel”. Jesus em toda a sua vida terrena até aquele momento jamais tinha presenciado tamanha atitude de fé e o texto finaliza com a cura completa total daquele servo do centurião.

Vimos nesta passagem que não é com uma oração bonita, que não é pela posição social, é somente pela fé! O escritor aos Hebreus diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Também lá no cap 11 v. 3 da mesma carta diz que é pela fé que entendemos que o universo foi criado pela palavra de Deus e é esta mesma fé que nos faz crer que com uma só palavra da parte do Senhor lá dos altos céus poderemos alcançar o impossível em nossas vidas. O Senhor está esperando uma atitude de fé como a deste centurião. Creia que neste dia o Senhor que lá do Seu trono de glória irá fazer um milagre lá na sua casa, vai curar aquele familiar seu enfermo, vai abrir as portas de emprego para seu filho, vai trazer a filha desviada de volta pra casa do Senhor. Não desista de buscar, querido(a) leitor(a), cada lágrima que você derrama na presença do Senhor ele tem contemplado. Continue crendo, continue buscando e a glória de Deus lá dos altos céus será manifestada na sua vida, na sua família, no seu trabalho, no seu ministério, no departamento da igreja que você trabalha. Amém?