24 maio 2020

O que Deus quer nos ensinar com esta pandemia?

Base Dt 10.12-14

Querido amigo irmão em Cristo que lê este texto, quero chamar a sua atenção para tentar extrairmos algumas lições para chegarmos a um entendimentosobre qual é o nosso lugar como cristão em todo esse contexto de pandemia, o que Deus quer nos ensinar com tudo isso, e também sobre aproveitar as oportunidades.

Uma coisa é certa, quando tudo isso acabar nada será como antes. É bem verdade que antes da pandemia começar tínhamos lá nossas rotinas: trabalho, escola, casa, família, igreja, etc. Uma rotina até mesmo exaustiva que deixava em segundo plano coisas simples que a gente não prestava atenção antes destes acontecimentos recentes. Já parou pra pensar que talvez tenha sido necessário uma pandemia para que pudéssemos entender e aceitar qual deve ser a nossa postura como cidadão perante a sociedade, como pai de família, como mãe, como filho, como ser humano e principalmente como cristão?

Quero aqui elencar alguns pontos que talvez a gente tenha deixado de prestar a atenção e essa pandemia permitida por Deus possa estar nos ensinando algo ou talvez nos dando uma última oportunidade ainda em vida:

1) Oportunidade de exercitar uma proximidade maior com a família
Por ocasião a esta pandemia do Corona vírus, a quarentena à qual nos foi imposta nos obrigou a ficar confinado dentro de casa. Verdade seja dita quanto tempo faz que você não passava tanto tempo reunido com sua família? Quanto assunto já não tem sido colocado em dia, quantas brigas e discussões, porque o ser humano é assim: cada um pensa e age de um jeito e a lei da física pode muito bem ser aplicada neste contexto - toda ação tem uma reação!

Mas à parte de tudo isso, esta pandemia nos deu uma oportunidade única, talvez a última, porque não sabemos o que será de nós daqui a uma hora, um minuto; a verdade que hoje eu e você estamos tendo mais tempo do que tínhamos antes da quarentena, porque a justificativa mais comum é que a antes gente não tinha tempo nem disponibilidade. Só que agora com a quarentena forçada aí dentro de casa você agora tem tempo! E você sabe bem o que precisa ser feito dentro da sua casa, no seu relacionamento familiar! Coisas simples que você sabe que vai agradar o seu cônjuge, ou seu pai e sua mãe, ou até mesmo seu filho dentro de casa. Quer um exemplo? Talentos culinários! Jamais passou pela minha cabeça que Carol tinha talento pra fazer bolos, tortas e sobremesas. Por quê? Porque pela justificativa dela, ela não tinha tempo, e agora tem! E eu posso dizer que já engordei uns bons quilos nessa quarentena e você? É só por Deus, não é mesmo?😅 Ela encontrou a oportunidade dela de fazer algo diferente dentro de casa. Você está tendo sua oportunidade hoje. Eu não sei o que é que você precisa melhorar dentro de casa, mas você mais que ninguém sabe. E aí nós vamos esperar a Covid bater à nossa porta pro arrependimento vir depois? Não deixe pra amanhã o que pode ser feito hoje. Hoje você tem mais tempo que antes. Aproveite ele! 🕐

2) oportunidade de cuidar de si próprio, da sua saúde e dos que estão à sua volta
Nunca lavamos tanto as mãos num só dia. Nunca passamos tanto alcool gel nos objetos para desinfetar eles. Nunca tivemos tanto cuidado aonde tocamos a mão, não é mesmo? E por que isso? Em nome da preservação da sua saúde e da sua família! Hoje nós tomamos certos cuidados que antes da pandemia a gente nem se importava. Já parou pra pensar nisso? Somos bem mais cuidadosos com a higiene das mãos e dos objetos que antes! Imagine descobrir que um filho seu se contaminou com Corona vírus por um descuido seu ou contaminar alguém por falta de uso de mascara? Jamais, você vai tomar o máximo cuidado, vai se precaver. E são práticas tão simples, não é verdade!? 
Observe: precisou de vir uma pandemia pra nós entendermos que higienização também é uma forma de cuidar do templo do Espírito Santo conforme Paulo relata em I Co 6.19.

3) oportunidade de colocar em prática a obediência às autoridades constituídas
Hoje é colocado à prova a nossa obediência com o que Paulo citou lá em Romanos 13.1-7. Obedecer às autoridades constituídas por Deus sobre nós aqui na terra. Você deve pensar: "Ah, mas o presidente não sabe o que fala... Ah, mas o governador e o prefeito estão mais perdido que cego no tiroteio". E não eram pra estar? Como você faria se você estivesse no lugar deles? Você faria melhor? Essa situação de pandemia global é a primeira em mais de 100 anos! Eles não sabem o que fazem porque sobre eles além da questão sanitária, de saúde, existe também a questão econômica, de emprego que influencia muito a tomada de decisão. E é exatamente aí que entra o nosso papel como igreja: orar por eles. Você tem orado pelos governantes? Você tem orado pelas autoridades? Como você quer dias tranquilos, se você não tem feito a sua parte? Agora o que mais tem surgido são os comentaristas de política, todo mundo dando o seu pitaco, criticando as ações ou a falta delas. Talvez alguém pode até pensar: "ah, se fosse eu, eu faria assim, eu faria assado". Falar é fácil, mas fazer estando lá no lugar deles, é outra questão. A responsabilidade de fazer ou deixar de fazer recai sobre nós quando nos é imposto fazer algo e não fazemos, porque discordando ou não alguns não estão dando a menor atenção, exemplo: ficar em casa, usar mascara quando sair de casa. As pessoas não estão ficando em casa e critica quem está tentando fazer a sua parte; e não falo de quem precisa sair pra trabalhar ou se sai, sai por necessidade, mas gente à toa batendo papo na porta de casa, batendo perna na rua, sem máscara como se tivesse tudo bem, e aí pela falta de prudência o corona vírus pega ela, ela corre pro hospital, o hospital não tem condição de atender porque tá cheio. Aí ela vai reclamar, vai criticar o poder público, mas ela não fez a parte dela. Percebe como falar é fácil, descer a lenha no governo é fácil? Mas fazer a parte que lhe cabe, ninguém quer fazer. Você pode pensar: "Ah irmão, mas eu conheço alguém que pegou Covid em casa". Pode acontecer, o vírus tá por aí, mas vai correr o risco? Qual a maior chance de se infectar? Dentro ou fora de casa? Faça sua a parte!
Prove seu amor a Deus a quem você não vê materialmente, obedecendo as autoridades constituídas por Ele aqui na terra que orienta você a ficar em casa e a usar a máscara. Você é capaz?


4) oportunidade de exercer o amor ao seu próximo
Quando Jesus é questionado sobre qual é o maior mandamento, Jesus responde: "amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a ti mesmo". Hoje você tem a oportunidade de colocar em prática este amor cristão. Já parou pra pensar quantos ficaram ou ainda ficarão desempregados com essa pandemia? Você olha pro teu celeiro, e ele tá abastecido. Talvez não tem carne pra todos os dias, mas o arroz e o feijão não tem te faltado. Você pode glorificar a Deus por isto? Deus tem cuidado de mim e você meu irmão, minha irmã, meu amigo; mas você já colocou a cabecinha pra fora da sua janela pra ver a necessidade do teu próximo, talvez o teu vizinho de porta? Já perguntou pra alguém se está precisando de algo, de um pouco de arroz, 1 litro de leite? Hoje você tem a oportunidade de alimentar alguém, uma criança, um desempregado. Você tem ajudado? Hoje você pode ajudar, amanhã talvez você precise ser ajudado.

Você pode bater no peito e dizer que ama a Deus, mas se você sabe que o teu próximo está passando necessidade e você não olha pra ele, saiba você que este amor não é verdadeiro, ele é egoísta e o verdadeiro amor não é egoísta, ele não quer tudo pra si próprio, ele divide com o próximo. Obviamente eu e você não conseguiremos sozinhos acabar com a fome do mundo, mas se eu matar a fome de 1 semelhante quem quer que seja, valerá mais que 1000 palavras de amor a Deus jogadas ao vento. Pense nisso como uma oportunidade de fazer o bem e como verdadeiro cristão cumprir os mandamentos de Cristo na sua forma prática. É a sua prática de vida que mostra quem você é de verdade, e não suas palavras.


5) oportunidade de exercitar o teu devocional com Deus e fortalecer a sua vida espiritual
Você acabou de ler aqui o que eu disse sobre o tempo, que antes não fazia porque não tinha tempo. E agora, como você tem dedicado este tempo adicional que você tem ficado em casa? Já parou pra pensar que pode ser que tenha sido necessário vir uma pandemia de escala global pra que você pudesse dedicar mais tempo pra ter um devocional com Deus? Devocional que eu digo é um tempo de oração e meditação da palavra. Antes não dava porque não tinha tempo. A desculpa era que saía cedo de casa, chegava tarde da noite, tinha as responsabilidades cotidianas e não dava tempo. Só que agora muitos estão em casa, muitos trabalhando em home-office, férias forçadas, não tá tendo aula, não tá tendo trabalho na igreja, mas a vida espiritual continua estagnada, se antes só pegava na Bíblia pra levar pra igreja agora nem isso.

Procure enxergar esta quarentena como uma oportunidade de virar esse jogo, mudar essa atitude. Se antes você não havia motivos pra orar, agora você tem. Se antes não havia tempo pra ler a Bíblia, agora tem! E por que não o faz? Você como cristão, que tem a mente de Cristo, que é nascido de novo, será que já não chegou o tempo de mudar de patamar espiritual ou vai esperar a Covid bater à sua porta pra você botar a boca no pó? Que tipo de crente você tem sido antes da pandemia, e o que ela está te ensinando hoje? Será mesmo que tudo isso é por acaso? Que Deus não tem nada a tratar conosco, que tá tudo certo? Eu penso que não! Que pra todas as coisas há um propósito debaixo dos céus e que se Jesus não vier nos buscar no decorrer desta pandemia, Ele quer que estejamos preparados, Ele não quer mais a mesma igreja de antes da pandemia. Se Jesus não voltar, eu creio chegará um novo tempo, um tempo de mudanças dentro dos corações, onde a cor do uniforme da festividade não será mais motivo de brigas, onde a falta de perdão pelas coisas mais insignificantes dará lugar a um tempo de quebrantamento, de humildade.

Eu quero crer nisso, que esta pandemia estará nos preparando para coisas maiores, coisas que eram comuns acontecer no passado e hoje não se tem visto mais, como curas, salvação de almas, batismo com Espírito Santo. Enquanto isso, é tempo de colocarmos as barbas de molho e ver o que necessário melhorarmos na presença de Deus. Talvez tudo isso que eu já disse aqui, você já tenha se dado conta e já está colocando em prática. Dou glórias a Deus por isso, você entendeu o seu lugar nesta pandemia e aprendeu que precisamos melhorar todos os dias como ser humano, como cidadão perante à sociedade e como um cidadão dos céus. Isso é parte do processo de santificação na vida do crente, santo hoje, mais santo amanhã até o dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois são estes santos que formam a Noiva do Cordeiro que será arrebatada num piscar de olhos, aleluia! Maranata! Será que você pode repetir aí onde você está? Maranata! Ora vem Senhor Jesus! Entretanto, talvez você pode estar numa classe de gente que não tá entendendo nada do que tá acontecendo, mas que também não procura entender. 

Pense nisso tudo que falei até agora como uma oportunidade de mudança de vida, uma mudança de postura, de ser diferente do que era. O que pode estar te faltando é isso: uma atitude positiva à Jesus que tá usando um momento como este pra te trazer de volta pro caminho. Jesus te dá esta oportunidade hoje, enquanto você ainda tem saúde, saiba que o Senhor está às portas e aquele não tiver sua lamparina acesa, aquele que não tiver reserva de azeite, desculpe a franqueza, vai sucumbir, vai ficar! Só que essa não é a vontade dEle pra você. A vontade dEle é que você se salve, portanto tome uma atitude, aí mesmo onde você está. 

Amém?

Que Deus em Cristo vos abençoe, que esta palavra possa fazer morada no seu coração e que nós venhamos a entender, o que Deus requer de nós neste processo de pandemia e quarentena.