Base I Cr 4.9-10
Dentre as muitas histórias lindas que encontramos na palavra de Deus, uma delas é este relato sobre Jabez, mas Jabez não tem um capítulo ou livro inteiro para narrar a sua história. A Bíblia é tão extraordinária que o Espírito Santo usa o escritor deste livro sintetizar a vida deste homem em apenas 2 versículos. 2 versículos foram suficientes para Deus deixar para nós uma história e uma lição de fé tão linda. Presta atenção:
Na leitura que fizemos, diz que sua mãe o chamou de Jabez, dizendo que este é "o filho da minha dor". Não sabemos que tipo de dores Jabez causou a sua mãe, é bem verdade que num parto natural, algumas mães sofrem bastante para dar a luz, e hoje em dia esta é uma das causas de grande parte das mães preferirem dar luz através de cesárea, pois ali é dada uma anestesia, é feito um corte abaixo da sua barriga, a criança é rapidamente retirada, os pontos são dados tudo isso em menos de 1 hora. Há casos que um parto natural leva-se horas, esperar dar a dilatação necessária, nisso vem muita dor e incômodo e talvez por conta disso é possível que a mãe de Jabez tenha tido um sofrimento similar ou até maior.
Na cultura hebraica, o nome que os pais davam aos seus filhos, eram mais que uma simples identificação, nesta cultura o nome revelava a circunstância que se sucedeu aquela gravidez ou nascimento, exemplo disso, é o caso do neto do sacerdote Eli, quando seu neto nasceu, no dia em que a arca foi tomada pelos filisteus, morreu o pai, o tio e o avô da criança, e quando a mãe estava à beira da morte ao dar a luz à criança, perguntaram a ela que nome ela queria pôr no menino e ela pede que lhe dê o nome de Icabô, que significa "foi-se a gloria de Israel". Então o nome trazia ali as circunstâncias e muitas vezes até previa qual seria a personalidade e o caráter que a pessoa iria ter no decorrer de sua vida.
Existem 3 coisas que nós não escolhemos, mas as recebemos independente da nossa vontade e não temos como rejeitar:
1ª delas é que não escolhemos o pai, ou seja, você foi reproduzido por um homem, e este homem é o seu pai. Goste você ou não dele, ele é o reprodutor da sua família e seu pai!
2ª delas é que você também não escolhe quem vai ser a sua mãe, eu fui gerado no útero da Dona Eunice, você foi gerado no útero da sua mãe e fim de conversa;
3ª coisa que nós não escolhemos é o nosso nome, ninguém pediu nossa opinião quando decidiram dar o nome que temos! Goste ou não, o seu nome é o nome que você vai assinar até o dia da sua morte.
Pois bem, Jabez recebeu o nome Jabez, ele só vai ter entendimento do significado do seu nome, quando ele atingir a idade da consciência. Então chegou um belo dia que certamente Jabez deve ter tido o seguinte questionamento: “quer dizer que meu nome significa "filho da dor da minha mãe?" Sim senhor, porque por algum motivo você causou grande dor à sua mãe. Outro questionamento: “Quer dizer que vou ficar marcado por estas circunstâncias?” Vai! Todos da sua família saberão que o seu nascimento foi em circunstâncias as mais dolorosas. E agora eu pergunto pra vocês: “o que Jabez vai fazer de modo que sua história seja uma história linda?” Humanamente falando, ele já larga em desvantagem por ter esse nome, ele vai ser visto por todos como o filho da dor da sua mãe, se trazer isso pros dias de hoje, ele sofreria bullying na escola, ficaria depressivo, quando se tornasse maior, entraria na justiça pra poder mudar de nome, ou usaria um apelido. Mas não, Jabez fez diferente. E o que Jabez fez para que sua história fosse uma história de sucesso, uma história de benção para sua família, anote aí:
1º Jabez não mudou seu nome, Jabez mudou sua história
Se Jabez tivesse tirado ou acrescentado uma letra do seu nome, seu nome teria outro significado. Conjecturando aqui Jabez toma uma decisão: “eu vou continuar com o mesmo nome, mas a minha história será diferente. Minha história não será igual ao meu nome, quando olharem pra minha história verão que não terá nada a ver com o meu nome".
Deixa eu te dizer uma coisa, Deus tem uma história melhor para você, Deus tem uma história de vitória pra você, Deus tem uma história de alegria pra você, sabe por quê? O Deus que faz mudar a tua história está aqui esta noite, aleluia!
Minha história não terá nada a ver com o meu nome. Era mais fácil Jabez mudar o nome dele, mas ele decidiu mudar a trajetória da história dele.
2º Jabez não aceitou o karma (peso) do seu nome
Qual o significado do seu nome? Filho da dor da sua mãe. Não aceito isso não. Eu terei uma história tão maravilhosa, que eu farei minha mãe se esquecer de todas as dores que teve. Olha a decisão de Jabez!
Pra você entender melhor, vou contar uma história paralela a esta: Jacó antes de morrer, ele chama seus 12 filhos e à cada um proclama uma palavra profética sobre a vida deles, e a Bíblia lá em Gn 49 relata que Jacó chama um por um começando do mais velho Rubem, depois Simeão, Levi, Judá, até que chega a vez de Issacar, e olha como Jacó se refere Issacar: de jumento, olha que palavra pesada pro filho, né? (Gn 49.14) Issacar é um jumento de ossos fortes que se acomodará entre as suas cargas. Sabe o que quer dizer isso? Que Issacar vai trabalhar debaixo de um jugo pesado se quiser ter uma vida bem sucedida. Isso é uma palavra de vitória? Jamais. Aí centenas de anos mais tarde, quando Moisés lá na jornada rumo à terra prometida, organiza os guerreiros das tribos para marchar, quem está lá na linha de frente? os filhos da tribo de Issacar. Opa, de jumento de carga, agora são guerreiros de linha de frente, e lá na frente quando Davi estava fugindo da ira do rei Saul, cada tribo de Israel como uma forma de reconhecimento da sua liderança enviou-lhe guerreiros (de milhares deles) para ajudar Davi a consolidar seu reinado e I Cr 12 faz uma lista desses guerreiros de todas as tribos, algumas vezes mencionando sua valentia. Quando chega à tribo de Issacar no v.32, a referência aos homens enviados dessa tribo é bem diferente: "...dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, estrategistas, que saberiam agir em qualquer circunstâncias...". Lembra do jumento de carga? Com Moisés já eram guerreiros de linha de frente. Com Davi agora eram estrategistas de guerra, como atacar, quando atacar (se de dia, se de noite, se chovendo, se no frio ou se no calor), que armas deveriam utilizar - era só falar com os filhos de Issacar. Porque Davi foi o rei mais bem sucedido da história de Israel? Se ele trouxe pra perto de si pessoas inteligentes, como os filhos de Issacar. De jumento para guerreiro de linha de frente, e depois estrategista de guerra! Aquela previsão dada por Jacó não se confirmou na vida de Issacar, sua descendência não aceitou o karma imposto pelo seu patriarca!
Deixa eu te falar uma coisa, se você também se crer que Deus é contigo nos teus sonhos e objetivos de tua vida, pode até ser que seus pais suaram muito a camisa pra te dar o sustento, só que contigo a coisa será diferente, se você colocar Deus à frente dos seus projetos, podem dizer o que quiser a seu respeito, você vai chegar lá, você conquistar o teu diploma, um bom emprego, um casamento abençoado no nome de Jesus, basta fazer como Jabez ou como Issacar, por mais que as circunstâncias sejam negativas, manter o foco e seguir em frente! Deus é contigo!
3º Jabez não deixou que as circunstâncias definissem a sua história
Jabez era o filho da dor da sua mãe; pois bem, mas isso não interferiu no meu futuro. Jabez decidiu: “minha história não será história de dores, mas sim de alegrias. Eu não vou deixar que as circunstâncias interfiram no meu futuro”
Você já deve ter ouvido a história de Samuel? Ser crente ao lado de Hofni e Finéias não era fácil, eles praticavam imoralidade sexual debaixo do nariz do pai, mas Samuel foi fiel a Deus. Ele não deixou que as circunstâncias interferissem no seu futuro.
Interessante é a garça, é uma ave de penas branquinhas, grandes asas e pernas compridas, seu habitat é à beira dos lagos, rios e praias, pra procurar alimento eles fincam seus pés no barro à espera dos peixes aparecerem, mas suas penas permanecem branquinhas, pode observar. Assim é o verdadeiro crente, vive num mundo mergulhado na lama do pecado, mas suas vestes permanecem brancas. Trabalha no meio de gente corrupta e enganadora, mas permanece sendo luz. Estuda no meio de gente nega a existência Deus, mas permanece lá marcando posição de fidelidade a Deus. Sofre pressão dos familiares por estar servindo a Deus, mas o verdadeiro crente é sal da terra e luz do meio das trevas onde quer que ele esteja.
Diz a Palavra que Jabez foi o mais ilustre dos seus irmãos. Jabez nasceu pra dar errado, mas contrariou as circunstâncias e deu certo. Nasceu causando dor, mas depois trouxe alegrias, nasceu nas circunstâncias as mais adversas mas a trajetória da sua história foi de vitórias.
4º Jabez invocou ao Deus de Israel
Olha o que ele pede: 1) Me abençoa, 2) fica comigo, 3) e me livra de todo mal. Ele não pede pouco não. E aí você na tua oração, pede assim: “Deus tenha misericórdia de mim”. Peça misericórdia não, somente agradeça por ela, porque foi pela misericórdia dEle que você acordou vivo hoje, você não era merecedor, mas pela Sua infinita misericórdia você está aqui esta noite. Veja que Jabez foi ousado na sua oração, e procurou a pessoa certa. Às vezes irmão, nós tentamos resolver nossos problemas pelos nossos próprios meios e na maioria das vezes dá tudo errado. Coloca tua necessidade, a tua decisão diante daquele que resolve todos os problemas. Jabez tinha tudo pra dar errado, mas ele foi ao lugar certo, ele invocou ao Deus de Israel e Deus atendeu a sua oração.
Resumo da história pra finalizar, apenas 2 versículos: Jabez que causou grande dor à sua mãe, tinha tudo pra dar errado, mas decidiu mudar a trajetória da sua história, foi o homem mais respeitado da sua família, invocou ao Deus de Israel, e Deus respondeu sua oração! Deus não mudou irmão, ele permanece o mesmo ontem hoje.
Muitas das vezes colocamos nossos problemas acima de Deus, mas o Deus de Jabez não mudou! Olha pra cima, sacode a poeira, siga em frente sem se preocupar com o que os outros pensam a seu respeito. Ele está pronto ainda hoje a atender nossos pedidos e a responder a nossas orações.
Que Deus em Cristo vos abençoe!
