07 março 2018

Quero lembrar daquilo que me dá esperança


Observamos neste livro, o livro das Lamentações, onde profeta Jeremias como testemunha ocular em primeira mão a humilhante queda da monarquia de Judá, a destruição do palácio real, dos muros de Jerusalém e do templo que era orgulho nacional, e por fim a deportação da maior parte do povo para a Babilônia. Então ele senta sobre os escombros das escadarias do templo e relata sua profunda dor tamanha era a desolação naquele lugar.

As lamentações reconhecem que aquela tragédia nada mais era que o juízo divino contra Judá ao longo dos séculos de rebeldia contra Deus, mas além de reconhecer a justiça de Deus, Jeremias se lembra que suas misericórdias são sem fim e grande é a Tua fidelidade. Diante disso, Jeremias teve renovadas suas esperanças em meio ao desespero, e olhar além do juízo daquele momento para o futuro crendo que Deus restauraria o Seu povo.

Eu não sei qual situação você se encontra neste momento, muito menos das lutas que você passa que talvez tenham te deixado triste e abatido. Diante de tantas adversidades, como ter esperança nestes dias difíceis, não é mesmo? Jeremias viu sua esperança voltar quando se lembrou das misericórdias de Deus: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são a cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (v.24 e 25).

Sendo assim, quero te convidar a buscar aí nos arquivos de sua memória, algumas situações que podem lhe renovar as esperanças:

1) Orações respondidas. Quantas vezes você clamou a Deus e Ele te respondeu? Aquele momento que você estava em um dilema e Deus te deu a orientação para solução ou a resposta que você precisava. Lembrou? 😬

2) Livramentos. Quantas vezes o Senhor já te livrou da morte, ou daquele relacionamento que te levaria a desviar-se da presença de Deus? 

3) Feitos de Deus, milagres. O que dizer da sua saúde? A capacidade de respirar, de não ser dependente de nenhum aparelho para sobreviver. Aquela enfermidade que para os médicos era incurável e hoje você está aqui plenamente capaz ou viu isso acontecer na sua família. Já parou um pouco pra analisar isso? 

4) Momentos de alegria. Lembra daqueles dias que você se reúnia (ou talvez ainda se reúne) com sua toda sua família na casa de seus avós para um almoço de domingo, dia de Natal ou aniversário? Ou quando se reúne com amigos de longa data praquela resenha. Não são só coisas espirituais, mas aquilo que de bom aconteceu na sua vida, quando conheceu a pessoa amada, o nascimento de um filho, uma promoção no trabalho - coisas materiais que são validas e que nos fazem agradecer a Deus. 🙌

5) Seu passado e seu presente. Lembre-se de quem você era e quem você é hoje, de que antes você mal tinha o que vestir, mal tinha o que comer, que morava de favor e hoje talvez não tem tudo ainda o que sonha, mas tem o suficiente para uma vida digna que antes não tinha. Saiba que se você está de pé hoje, foi porque o Senhor te sustentou e tem te sustentado até aqui.

Lembrou aí? Agora é o momento de você compartilhar tudo isso. Conte para as gerações futuras, seus (futuros) filhos e netos, para os mais novos no geral ou até mesmo seus liderados quem você era antes de conhecer a Cristo. Você mesmo, alguém que as pessoas não viam mais jeito nem solução, hoje elas te veem com outros olhos e podem testemunhar que você é de fato uma nova criatura. O Salmo 78 nos vv. 3, 4 e 7 diz que "nós temos ouvido e aprendido, porque nossos pais nos contaram... mostrar às gerações futuras os louvores do Senhor, o seu poder e as suas maravilhas a fim que pusessem em Deus a sua esperança, e não se esquecessem dos seus feitos e obras e a obedecer os seus mandamentos". Faça isso!

Mas (sempre tem um mas 😅) o que é que de fato nós temos falado às novas gerações? Temos a grande oportunidade de compartilhar os feitos de Deus nas nossas vidas às quais acabamos de relembrar, de através do nosso testemunho reacender a chama da esperança e fortalecer a fé de muitos que precisam apenas ouvir. Na realidade o que se tem visto são muitos se desanimando na fé, porque nos veem falando mal dos nossos irmãos, dos pastores ou da nossa denominação, olha que grave!

O que você tem falado, sentando à mesa, para os seus filhos, sobrinhos, irmãos da comunidade na hora do almoço ou do jantar? Só murmura e fala mal da vida alheia? Que exemplo de fé eles terão ao seu respeito? Reflita nisso, pois você com suas palavras é um agente de esperança ou desespero. Duvida? Proverbios 18.21: "A língua tem poder para trazer morte ou vida, quem sabe usá-la será recompensado". Sem mais.


Conclusão
Em meio ao desespero, Jeremias renovou suas esperanças. Para que suas esperanças de renovem, além de tudo que já foi citado aqui, a Bíblia tem milhares de promessas pra você; segue algumas:

Mateus 28.20 - Eis que estou convosco até a consumação dos séculos

Salmo 34.19 - Muitas são as aflições, mas o Senhor o livra de todas

Números 23.19 - Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?

Isaías 43.13b - Operando eu, quem impedirá?

Este é o Deus que servimos, o Senhor é a própria garantia do cumprimento das Suas promessas. No v.24 era isso que mantinha viva as esperanças de Jeremias. Portanto, insista, persista, não desista e "entrega os teus caminhos ao Senhor, confia nele e ele tudo fará" (Salmo 37.5).

Pode comentar com um amém por esta palavra? Receba! E que Deus te abençoe 😉