16 dezembro 2016

Dois caminhos e uma escolha. Qual a sua?

Base: Mateus 7.13-14

Vivemos tempos de decisões, decisões que muitas delas determinarão qual será o nosso futuro. Deus criou o homem com a capacidade de decidir e deu a ele o poder do livre arbítrio.

A Bíblia, como um manual de conduta para o ser humano indica dois caminhos: o caminho da salvação simbolizado pela porta estreita e o caminho da perdição simbolizado pela porta larga, pode ser visto no texto base para esta reflexão.

A porta estreita significa o novo nascimento do homem. Quando o homem toma a decisão de entrar por esta porta, simboliza sua aceitação de Jesus como único e suficiente salvador para sua vida. Jesus afirma que ele é o único meio de salvação, que sem ele não há outro. O homem pode tentar formas de livrar-se da ira vindoura reservada àqueles que rejeitam esta porta, mas somente Jesus é a porta.

Para entrar na porta estreita é necessário passar por um novo nascimento. Existem dois nascimentos sendo, nascimento natural quando o homem nasce proveniente do parto de sua mãe, e o nascimento espiritual (nascer de novo) que é quando o homem toma a decisão de aceitar a Jesus e vive com conforme a Sua palavra. A porta e o caminho percorrido ao passar por esta porta são estreitos, sofridos, porque envolverá renúncias aos prazeres desta vida, mas que lá na frente garantirão um futuro de paz e salvação plena para sempre na presença de Deus. Quem gosta de renunciar, abrir mão do que é prazeroso, não é verdade?

O apostolo Paulo afirma em Romanos 10.9 que ”Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Portanto se faz necessária uma tomada de decisão, decidir por Cristo e permanecer nos Seus caminhos, ainda que de sofrimento, mas você pode optar por passar pela porta larga.

A porta larga significa os prazeres passageiros do mundo, como a prostituição, a bebida, a droga que dá uma aparente sensação de bem estar, mas que na verdade torna o homem um escravo do vício. Podemos dizer que o caminho que se percorre após a passagem porta larga levará ao um destino de morte - o lago de fogo de sofrimento eterno. O que o mundo oferece para os olhos do homem pode ser atraente, prazeroso, confortável, porém se o homem decidir-se passar pela porta larga e permanecer neste caminho seu destino de morte estará selado eternamente. Você pode achar que não tem nada de mais nisso, que isso é um problema seu, mas a Palavra de Deus afirma em Provérbios 14.12 que "...há caminhos que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte". Viver uma vida fora da vontade de Deus, fatalmente conduzirá o homem à condenação e consequente sofrimento eterno.

O homem sem Deus possui um vazio existencial onde ele procura preencher com prazeres carnais que pouco a pouco destruirão sua vida; todas estes prazeres vão te levando a um abismo após outro porque este vazio interior é insaciável: aquele se é viciado em drogas e álcool está degradando sua saúde até a morte pois nunca se contenta com apenas uma tragada ou cheirada, aquele que se prostitui pode se infectar com uma doença venérea e morrer, ou até mesmo "topar" a mulher de alguém perigoso e ser jurado de morte tendo que fugir até ser achado e perder tragicamente sua vida por meros segundos de prazer.

O que o ser humano precisa ter em mente e entender que o que realmente vai preencher o vazio interior é a presença de Jesus em sua vida. Deus não criou o homem para ser escravizado pelo pecado, o Senhor não criou o homem para ser condenado, Ele criou o homem para adorá-lo, para viver uma vida abundante da presença dEle. Porém, é necessário tomar uma decisão de se converter, conversão nada mais é que a mudança de rumo, de sentido.

Qual a sua escolha?

A vontade de Deus para a humanidade é que todos sejam salvos e só Jesus Cristo é o único Salvador suficientemente capaz. Deus nos ama de uma forma imensa que enviou o seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, que nunca havendo pecado morreu pelos pecados de toda a humanidade, ao terceiro dia Jesus ressuscitou e nesta tarde te dá uma oportunidade de optar pelo caminho que leva a salvação. Reflita essa atitude amorosa de Deus para conosco: você tendo um filho cederia a vida dele em favor a um desconhecido? Jamais, né? Pois bem, Deus fez isso por mim e por você, sem que merecêssemos por graça, abundante graça!

Então arrependa-se enquanto é tempo e converta-se de coração, Jesus afirma em Apocalipse 3.20 que "Eis que ele está à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta do seu coração, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo". Decida por abrir seu coração, permita que o Senhor faça morada na sua vida, uma vida com Jesus é uma vida abundante, uma vida plena. Paulo afirma em 2 Coríntios que se alguém (decide) está em Cristo, é nova criatura é. As coisas velhas (seu passado) ficaram para trás; eis que surgem coisas novas! Sabe o que o escritor aos Hebreus 10.17 diz mais? Que dos seus pecados Deus não se lembrará mais! Olha que maravilha!

Que você possa fazer esta escolha e opção por Jesus Cristo - a porta estreita. Ele te espera de braços abertos. Talvez em algum momento você já tenha provado esta maravilhosa sensação de estar participando destas bençãos da salvação, mas que por algum tropeço ou decepção tenha feito afastar-se dos caminhos do Senhor, mas hoje Deus te guiou até aqui e te dá mais esta oportunidade. Procure uma igreja próximo da sua casa, não é placa de igreja que salva, mas somente Jesus Cristo, o único caminho, verdade e vida.

Que Deus abençoe!