13 maio 2015

O antagonismo de Filadélfia e Laodicéia

Leitura Base: Apocalipse 3.7-21

Em tempos de grande apostasia no presente século em que vivemos, como forte indício de que Jesus já está às portas de arrebatar a Sua Ijgreja. Quero aqui lhes apresentar dois opostos, duas Igrejas contrastantes em suas atitudes que me chama muito a atenção e que qualquer semelhança com o que observamos na atualidade não é uma coindência. Isso tudo já estava previsto a mais de 2000 anos.

Quem era a igreja de Filadélfia?

No v.7 da leitura Jesus apresenta-se ao pastor da igreja de Filadélfia como "...o Santo, o Verdadeiro, o que tem a Chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre...". Diz a história que Filadelfia era uma cidade pacata, simples e a igreja local não era muito diferente, ali congregava um povo muito humilde e necessitado. Mas uma coisa nos chama atenção nessa simplicidade: o amor fraternal entre os irmãos prevalecia, eles se ajudavam entre si. Filadelfia era uma igreja que reconhecia a soberania de Deus sobre todas as coisas e ajudava seus irmãos em suas necessidades.

O v.8 diz "...eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome". Esta "pouca força" significava a simplicidade dos irmãos daquela igreja mas Ele conhecia os corações daqueles crentes e prometeu a eles que ninguém poderia fechar a porta que Ele abriu.

Vemos aqui que não é por "nossa força", mas pela "força de Cristo". A partir do momento que reconhecemos que "nossa" força é pequena e apresentamos ao Senhor nossa incapacidade, Ele nos dá a força necessária para prosseguir, para suportar os sofrimentos da vida. Em II Corintios 12:10 diz: "...Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte...

Observe no v.10 a promessa de Deus a igreja de Filadelfia: "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra...". Filadelfia era uma igreja que guardava a Palavra no seu coração, e por conta disso recebeu a promessa de ser guardada do tempo da provação; e que tempo é este? Haverá um tempo de Grande Tribulação, um tempo de tormentas e dores inigualáveis ao que sentimos no tempo presente. Que nós possamos guardar a Palavra de Deus em nossas vidas; e como eu guardo? Sendo obediente e praticando aquilo que Ela nos ensina.


Agora vamos recordar a igreja de Laodicéia e seu contraste com Filadélfia

Laodicéia era uma rica cidade que estava localizada numa rota comercial que a tornava um importante centro bancário. Diz a história que mais ou menos 30 anos antes de João escrever o Apocalipse, Laodicéia foi destruída por um terremoto. A cidade era tão rica que se reconstruiu com suas próprias riquezas a ponto de rejeitarem a ajuda do Império Romano na reconstrução tamanha era a soberba dessa gente. Tal autossuficiência fez com que João declarasse no v.17: "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta...

Nos últimos dias reconhecemos na igreja de Laodicéia os típicos crentes mundanos: um pé fora e outro pé dentro, uma vida de aparência no momento de culto, mas assim que o culto acaba afloram os desejos pecaminosos, por outro lado sua liderança tolerando os graves pecados fazendo vista grossa com medo de perder a membresia (e sua consequente contribuição $$$), que sabe do seu pecado mas não o confessa diante de Deus, muitas vezes ora, chora, mas Deus conhecendo os corações sabe que se trata de algo da boca pra fora apenas sem arrependimento algum. Uma igreja que tolera o pecado dos seus crentes mornos, ou ainda não convertidos meros frequentadores de culto que pensam estar debaixo da benção de Deus simplesmente por ter alto poder aquisitivo.

Não me interprete mal, por favor. Não estou fazendo apologia à miséria material nem condenando os mais afortunados; é obvio que nas igrejas em geral existe gente pobre soberba e não convertida apesar de frequentar a igreja, como também há crente bem de vida mas com um coração liberal e desprendido de bens materiais e que não mede esforços para investir no Reino de Deus. Não confundamos alhos com bugalhos!

Observe o que Tiago 4.4 fala com relação aos mornos: "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus". 

Essa mornidão espiritual causa "náuseas" no Noivo. Nos versículos 15 e 16 de Apocalipse 3 diz lá: "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.". Esta declaração enfática significa literalmente estar excluído do livro da vida, caso não houver arrependimento. A verdade é que dificilmente estas pessoas encontram-se espaço para arrepender-se tamanha a sua soberba.

Pergunto a você, querido leitor: de que adianta ser rico materialmente?  Note que Cristo repreende Laodicéia na parte b do versículo 17: "...e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu...". Percebe alguma semelhança com os dias atuais? Vemos aí fora um evangelho fácil "venha como estás, fica como veio", não há compromisso, não há arrependimento nem renúncia da velha vida, tampouco comprometimento com a Palavra de Deus. Como estar a salvo da ira vindoura nesta condição?

Com qual igreja você se identifica? A Filadélfia do amor fraternal e por guardar a palavra de Deus ou Laodicéia da riqueza material e da mornidão, ou miséria espiritual... será que o Senhor tem se agradado de nós ou temos causado náuseas a Ele?

Que Deus tenha misericórdia de nós todos e não venhamos a nos desviar da Verdade. Ele é misericordioso, o v.19 ele dá uma chance de arrependimento para Laodiceia: "...eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te..."

No versículo 11: "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, (em outras palavras guarde aquilo que você recebeu de Deus, guarde a Palavra de Deus no seu coração, não troque sua salvação pelo lixo deste mundo), para que ninguém tome a tua coroa.". A coisa é séria, Cristo está as portas, precisamos permanecer em Cristo e na sua Palavra se quisermos ter parte na promessa feita a igreja de Filadélfia, de participarmos do arrebatamento e sermos guardados da ira de Deus sobre os impios que aqui ficarão. Permancer em Cristo e na sua Palavra não pode ser uma declaração de boca pra fora, tem que haver um estilo de vida divergente e inconformado com este mundo.

É fácil viver à parte deste sistema mundano e pecaminoso? Claro que não, é uma luta constante do espírito contra a carne; por isso a coroa da vida será entregue somente àqueles que vencerem esta luta, portanto não devemos desistir e sim persistir nesta luta sempre contando com a ajuda do espírito que também intercederá por nós.

Deus abençoe!