Leitura base: Êxodo 17.9-10
O que seria autoridade espiritual?
É toda liderança constituída por Deus, o ministério da igreja, encabeçado pelo seu pastor. O teu pastor, portanto é sua autoridade espiritual constituída por Deus aqui na terra a quem você deve submissão e respeito.
E como identificamos uma pessoa que reconhece e se submete a uma autoridade espiritual? Quando ela diz pro pastor que o ama? Não! Vamos aprender com Josué, um general que se submeteu a Moisés - sua autoridade espiritual naquele instante, como devemos nos submeter a uma autoridade espiritual constituída por Deus. Observemos algumas atitudes que constituem alguém que reconhece e se submete a uma autoridade espiritual:
1) Obediência
No texto base que você deve ter lido, Moisés deu uma ordem e Josué obedeceu. Qual era a ordem de Moisés? v9. "escolha homens e sai à peleja contra Amaleque". Josué foi obediente? Foi! v.10 "Fez pois como Moises lhe ordenou."
Você obedece a seu pastor? Seu pastor te dá uma responsabilidade e você a executa com amor, bem feito e com obediência ou você sai reclamando pelos corredores e faz de qualquer jeito? Seu pastor te dá um conselho, o conselho entra por um ouvido e sai pelo outro? Se você reconhece e se submete a uma autoridade espiritual você a obedece! Agora, se você NÃO obedece a seu pastor, perdoe-me a expressão: você não é ovelha, você é bode!
2) Disposição para servir
Êxodo 24.13 diz: "E levantou-se Moisés com Josué seu servidor" (em outras traduções seu auxiliar)
Como identifico alguém que reconhece e se sujeita a uma autoridade espiritual? Servindo a ela!
Josué já era uma autoridade dentre o povo. Ele era o chefe do exercito de Israel, contudo ele não abria mão de servir a Moises. Você serve ao seu pastor? Quando ele precisar de você ele pode contar contigo?
3) Estar junto
Êxodo 24.13 e 14a diz: "E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus. E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui." Observe: Moises levantou com Josué, andou com Josué e subiu ao monte com Josué.
Sabe o que eu aprendo nesta passagem? A terceira atitude de uma pessoa que reconhece e se submete a uma autoridade espiritual: A pessoa quer ESTAR JUNTO de sua autoridade espiritual! Quantas vezes ouvimos a expressão: "Pastor lá e eu aqui. Eu não me misturo!". Sabe por que tem gente com este pensamento? Porque só enxerga o lado humano. Seu pastor é um ser humano como qualquer outro, erra, acerta, tem suas falhas, mas alguém se esquece que seu pastor está revestido de uma autoridade espiritual dada por Deus, portanto eu quero sim estar junto de meu pastor, ele pode ter as falhas que for ele é ser humano, não é melhor nem pior que ninguém mas é um homem de Deus, uma autoridade espiritual ou você prefere estar perto do murmurador, do fofoqueiro, de quem faz contenda?
4) Não participar de rebelião
Já viu rodinhas se queixando contra teu pastor? Algo bem comum nas igrejas, não é? Você participa delas? Pula fora, meu irmão. É cilada!
Se você não está satisfeito com seu pastor ou com o estilo dele dirigir o trabalho, peça sua carta e vá para outro lugar debaixo da benção dele, mas não se rebele contra seu pastor. O 1º indício de rebelião contra o pastor é quando ele ensina algo ou ordena alguma coisa e a pessoa faz o contrário, só pra causar confusão.
Josué não compactuou da rebelião de Corá, Datã e Abirão. Conhece a história? Tá lá registrado em Números 16, mas só pra resumir e conjecturar pra facilitar o entendimento: Moisés sendo já idoso, Corá, Datã e Abirão e outros 250 maiorais dentre o povo de Israel desafiaram a autoridade de Moisés dizendo: "você é homem de Deus, a gente também é. Deus é contigo mas também está com a gente. Você já está ultrapassado, Moisés. Já deu seu tempo, velhote!" Agora sente o drama de quem é autoridade espiritual: Moisés vendo toda a rebelião sendo formada ele disse nos versículos 29 e 30 de Números 16 - "Se estes homens morrerem de morte natural e experimentarem somente aquilo que normalmente acontece aos homens, então o Senhor não me enviou."; eis que terminando Moisés de falar, diz versículos 31, 32 e 33 que os 3 rebeldes, suas propriedades e suas famílias foram imediatamente engolidos pela terra. E aí, quer arriscar se rebelar contra seu pastor? Tenta a sorte e depois me fala 😂
Querido leitor, seja fiel a seu pastor, ele pode não ser uma pessoa perfeita, talvez ele não tome decisões que lhe agrade, mas é um homem de Deus e quer o seu bem. 1 Jo 4.20 diz - "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão (em outras palavras, não é fiel ao seu pastor), é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual vê, como pode amar a Deus, a quem não vê?".
Quem se submete à autoridade espiritual aqui na terra, não terá nenhuma dificuldade de submeter-se à nossa maior autoridade de todas autoridades que é Deus, nosso Senhor. Lá em Josué 24.15 quando o povo de Israel coxeava entre dois pensamentos, Josué foi enfático: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor!" Isso é submissão na prática!
Por favor, não me interprete mal. Não estou querendo dizer aqui que seu pastor tem de ser adorado ou bajulado; adoração é somente à Deus - este mesmo Deus quem o designou para ser seu pastor. Portanto, OBEDEÇA, SIRVA, ESTEJA JUNTO e SEJA FIEL ao seu pastor. Ele é sua autoridade espiritual.
Agora, qual é o resultado? Quais são as conseqüências de quem é submisso à uma autoridade espiritual? Vamos a alguns exemplos ainda com Josué:
1) Josué alcançou vitória contra os amalequitas
Êxodo 17.13 diz: "E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada". Se você reconhece e se submete a uma autoridade espiritual, você conquistará vitórias na sua vida. Josué derrotou Amaleque e seu exercito porque se manteve todo tempo debaixo da autoridade de Moisés
2) Josué participou de experiências profundas com Deus
Olha o que Êxodo 24.13 e 14 diz: "E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus. E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui até que retornemos". Esperai-nos quem? Observe o plural: Esperai Moises e Josué!
Enquanto o povo de Israel estava lá embaixo vendo o cume do monte fumegar, quem estava lá em cima com Moisés? Josué! Josué estava lá participando da glória de Deus com Moisés no topo do monte.
Você está debaixo de uma autoridade espiritual? É obediente e fiel a seu pastor, assim como você é para com Deus? Então espere por experiências profundas com Deus na sua vida!
3) Josué recebeu algo especial da parte de Deus
Deuteronômio 34.9a: "Josué foi cheio de sabedoria, porquanto Moisés impôs as mãos sobre ele...". Josué recebeu algo especial da parte de Deus porque estava debaixo da autoridade de Moisés.
Será que vale a pena ou não estar debaixo da autoridade espiritual?
Deuteronômio 34.9b: "...assim os filhos de Israel lhe obedeceram, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés". Josué foi reconhecido perante o povo porque deu exemplo e se submeteu à autoridade espiritual de Moisés.
Líder de departamento, dirigente, regente, professor de EBD você dá exemplo de obediência ao seu pastor perante seus liderados? Lembre-se que a todo tempo eles estão te observando! O que eles tem a dizer a seu respeito?
4) Josué tornou-se uma autoridade espiritual
Josué 1.1-2: "E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel". O Senhor o escolheu para dirigir o povo de Israel. Tornou-se uma autoridade espiritual perante a nação de Israel.
Hoje você está sentadinho aí no banco de sua congregação, amanhã você pode ser uma regente de departamento, um líder do grupo de jovens, depois pode ser chamado para liderar outro departamento e assim vai... você sendo obediente à uma autoridade espiritual, Deus reserva grandes coisas para você, te coloca em posições que você jamais imaginaria. É assim que Deus trabalha.
Lembro-me de quando recebi minha primeira responsabilidade na igreja com 14 anos: ser operador da mesa de som, uma função eu diria que ingrata, muita exigência e pouca compreensão da importância deste trabalho; desde então executei este trabalho por 7 anos com muita alegria e afinco da melhor forma que podia e com o equipamento que tinha em mãos ainda que com pouco investimento, mas sempre obedecendo e sendo fiel aos meus pastores. Anos mais tarde, cheguei à minha atual congregação em Fev/2011, era um simples jovem perto de casar que participava no grupo, e o pastor que me recebeu ali olhou pra mim e me entregou uma palavra profética dizendo que Deus tinha grandes coisas para mim na Sua obra. Guardei esta palavra em meu coração e permaneci fiel, hoje estou aqui podendo compartilhar esta reflexão contigo, agora como diácono da congregação, líder do grupo de jovens, tendo já trabalhado no departamento de missões e discipulado, tudo isso em menos de 4 anos e crendo que o Senhor ainda tem muito mais pra mim, bastando apenas permanecer na minha posição honrando e servindo a Deus e aos meus pastores.
Pra concluir eu quero convidar você a ser um imitador de Josué. Sujeite-mos às autoridades espirituais constituídas por Deus aqui na terra, obedeçamos a voz do Senhor e a sua Palavra, cumpramos com fidelidade aquilo à que o Senhor nos chamou e sejamos participantes das bênçãos que o Senhor tem para nós.
Que Deus vos abençoe! Se puder comente aqui as suas experiências no serviço na casa do Senhor e vamos levar esta reflexão adiante.