26 novembro 2014

Autoridade espiritual

Leitura base: Êxodo 17.9-10

O que seria autoridade espiritual?

É toda liderança constituída por Deus, o ministério da igreja, encabeçado pelo seu pastor. O teu pastor, portanto é sua autoridade espiritual constituída por Deus aqui na terra a quem você deve submissão e respeito.

E como identificamos uma pessoa que reconhece e se submete a uma autoridade espiritual? Quando ela diz pro pastor que o ama? Não! Vamos aprender com Josué, um general que se submeteu a Moisés - sua autoridade espiritual naquele instante, como devemos nos submeter a uma autoridade espiritual constituída por Deus. Observemos algumas atitudes que constituem alguém que reconhece e se submete a uma autoridade espiritual:

1) Obediência
No texto base que você deve ter lido, Moisés deu uma ordem e Josué obedeceu. Qual era a ordem de Moisés? v9. "escolha homens e sai à peleja contra Amaleque". Josué foi obediente? Foi! v.10 "Fez pois como Moises lhe ordenou."

Você obedece a seu pastor? Seu pastor te dá uma responsabilidade e você a executa com amor, bem feito e com obediência ou você sai reclamando pelos corredores e faz de qualquer jeito? Seu pastor te dá um conselho, o conselho entra por um ouvido e sai pelo outro? Se você reconhece e se submete a uma autoridade espiritual você a obedece! Agora, se você NÃO obedece a seu pastor, perdoe-me a expressão: você não é ovelha, você é bode!

2) Disposição para servir
Êxodo 24.13 diz: "E levantou-se Moisés com Josué seu servidor" (em outras traduções seu auxiliar)

Como identifico alguém que reconhece e se sujeita a uma autoridade espiritual? Servindo a ela!

Josué já era uma autoridade dentre o povo. Ele era o chefe do exercito de Israel, contudo ele não abria mão de servir a Moises. Você serve ao seu pastor? Quando ele precisar de você ele pode contar contigo?


3) Estar junto
Êxodo 24.13 e 14a diz: "E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus. E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui." Observe: Moises levantou com Josué, andou com Josué e subiu ao monte com Josué. 

Sabe o que eu aprendo nesta passagem? A terceira atitude de uma pessoa que reconhece e se submete a uma autoridade espiritual: A pessoa quer ESTAR JUNTO de sua autoridade espiritual! Quantas vezes ouvimos a expressão: "Pastor lá e eu aqui. Eu não me misturo!". Sabe por que tem gente com este pensamento? Porque só enxerga o lado humano. Seu pastor é um ser humano como qualquer outro, erra, acerta, tem suas falhas, mas alguém se esquece que seu pastor está revestido de uma autoridade espiritual dada por Deus, portanto eu quero sim estar junto de meu pastor, ele pode ter as falhas que for ele é ser humano, não é melhor nem pior que ninguém mas é um homem de Deus, uma autoridade espiritual ou você prefere estar perto do murmurador, do fofoqueiro, de quem faz contenda?

4) Não participar de rebelião
Já viu rodinhas se queixando contra teu pastor? Algo bem comum nas igrejas, não é? Você participa delas? Pula fora, meu irmão. É cilada!

Se você não está satisfeito com seu pastor ou com o estilo dele dirigir o trabalho, peça sua carta e vá para outro lugar debaixo da benção dele, mas não se rebele contra seu pastor. O 1º indício de rebelião contra o pastor é quando ele ensina algo ou ordena alguma coisa e a pessoa faz o contrário, só pra causar confusão.

Josué não compactuou da rebelião de Corá, Datã e Abirão. Conhece a história? Tá lá registrado em Números 16, mas só pra resumir e conjecturar pra facilitar o entendimento: Moisés sendo já idoso, Corá, Datã e Abirão e outros 250 maiorais dentre o povo de Israel desafiaram a autoridade de Moisés dizendo: "você é homem de Deus, a gente também é. Deus é contigo mas também está com a gente. Você já está ultrapassado, Moisés. Já deu seu tempo, velhote!" Agora sente o drama de quem é autoridade espiritual: Moisés vendo toda a rebelião sendo formada ele disse nos versículos 29 e 30 de Números 16 - "Se estes homens morrerem de morte natural e experimentarem somente aquilo que normalmente acontece aos homens, então o Senhor não me enviou."; eis que terminando Moisés de falar, diz versículos 31, 32 e 33 que os 3 rebeldes, suas propriedades e suas famílias foram imediatamente engolidos pela terra. E aí, quer arriscar se rebelar contra seu pastor? Tenta a sorte e depois me fala 😂

Querido leitor, seja fiel a seu pastor, ele pode não ser uma pessoa perfeita, talvez ele não tome decisões que lhe agrade, mas é um homem de Deus e quer o seu bem. 1 Jo 4.20 diz - "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão (em outras palavras, não é fiel ao seu pastor), é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual vê, como pode amar a Deus, a quem não vê?".

Quem se submete à autoridade espiritual aqui na terra, não terá nenhuma dificuldade de submeter-se à nossa maior autoridade de todas autoridades que é Deus, nosso Senhor. Lá em Josué 24.15 quando o povo de Israel coxeava entre dois pensamentos, Josué foi enfático: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor!" Isso é submissão na prática!

Por favor, não me interprete mal. Não estou querendo dizer aqui que seu pastor tem de ser adorado ou bajulado; adoração é somente à Deus - este mesmo Deus quem o designou para ser seu pastor. Portanto, OBEDEÇA, SIRVA, ESTEJA JUNTO e SEJA FIEL ao seu pastor. Ele é sua autoridade espiritual.

Agora, qual é o resultado? Quais são as conseqüências de quem é submisso à uma autoridade espiritual? Vamos a alguns exemplos ainda com Josué:

1) Josué alcançou vitória contra os amalequitas
Êxodo 17.13 diz: "E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada". Se você reconhece e se submete a uma autoridade espiritual, você conquistará vitórias na sua vida. Josué derrotou Amaleque e seu exercito porque se manteve todo tempo debaixo da autoridade de Moisés

2) Josué participou de experiências profundas com Deus
Olha o que Êxodo 24.13 e 14 diz: "E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus. E disse aos anciãos: Esperai-nos aqui até que retornemos". Esperai-nos quem? Observe o plural: Esperai Moises e Josué!

Enquanto o povo de Israel estava lá embaixo vendo o cume do monte fumegar, quem estava lá em cima com Moisés? Josué! Josué estava lá participando da glória de Deus com Moisés no topo do monte.

Você está debaixo de uma autoridade espiritual? É obediente e fiel a seu pastor, assim como você é para com Deus? Então espere por experiências profundas com Deus na sua vida! 

3) Josué recebeu algo especial da parte de Deus
Deuteronômio 34.9a: "Josué foi cheio de sabedoria, porquanto Moisés impôs as mãos sobre ele...". Josué recebeu algo especial da parte de Deus porque estava debaixo da autoridade de Moisés.

Será que vale a pena ou não estar debaixo da autoridade espiritual?

Deuteronômio 34.9b:  "...assim os filhos de Israel lhe obedeceram, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés". Josué foi reconhecido perante o povo porque deu exemplo e se submeteu à autoridade espiritual de Moisés.

Líder de departamento, dirigente, regente, professor de EBD você dá exemplo de obediência ao seu pastor perante seus liderados? Lembre-se que a todo tempo eles estão te observando! O que eles tem a dizer a seu respeito?

4) Josué tornou-se uma autoridade espiritual
Josué 1.1-2: "E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel". O Senhor o escolheu para dirigir o povo de Israel. Tornou-se uma autoridade espiritual perante a nação de Israel.

Hoje você está sentadinho aí no banco de sua congregação, amanhã você pode ser uma regente de departamento, um líder do grupo de jovens, depois pode ser chamado para liderar outro departamento e assim vai... você sendo obediente à uma autoridade espiritual, Deus reserva grandes coisas para você, te coloca em posições que você jamais imaginaria. É assim que Deus trabalha.

Lembro-me de quando recebi minha primeira responsabilidade na igreja com 14 anos: ser operador da mesa de som, uma função eu diria que ingrata, muita exigência e pouca compreensão da importância deste trabalho; desde então executei este trabalho por 7 anos com muita alegria e afinco da melhor forma que podia e com o equipamento que tinha em mãos ainda que com pouco investimento, mas sempre obedecendo e sendo fiel aos meus pastores. Anos mais tarde, cheguei à minha atual congregação em Fev/2011, era um simples jovem perto de casar que participava no grupo, e o pastor que me recebeu ali olhou pra mim e me entregou uma palavra profética dizendo que Deus tinha grandes coisas para mim na Sua obra. Guardei esta palavra em meu coração e permaneci fiel, hoje estou aqui podendo compartilhar esta reflexão contigo, agora como diácono da congregação, líder do grupo de jovens, tendo já trabalhado no departamento de missões e discipulado, tudo isso em menos de 4 anos e crendo que o Senhor ainda tem muito mais pra mim, bastando apenas permanecer na minha posição honrando e servindo a Deus e aos meus pastores.


Pra concluir eu quero convidar você a ser um imitador de Josué. Sujeite-mos às autoridades espirituais constituídas por Deus aqui na terra, obedeçamos a voz do Senhor e a sua Palavra, cumpramos com fidelidade aquilo à que o Senhor nos chamou e sejamos participantes das bênçãos que o Senhor tem para nós.

Que Deus vos abençoe! Se puder comente aqui as suas experiências no serviço na casa do Senhor e vamos levar esta reflexão adiante.

27 agosto 2014

Algumas características de um verdadeiro adorador


Pra você o que é ser um adorador?

Se você pensa que ser adorador é cantar afinadinho, chorar, falar língua estranha, sair correndo pulando os bancos, dar cambalhota, dar glória Deus alto quando o pregador manda, então você está enganado! 😅

Se você aprendeu que ser adorador é isso, aprendeu errado, mas não tem problema. No cristianismo que vivemos hoje em que o movimento, as aparências chamam mais a atenção do que uma vida de fato no altar, fala mais alto do que um coração, porém vamos aprender aqui através de um bom exemplo o que é ser um adorador e algumas de suas características. Na Bíblia há inúmeros exemplos de adorador, mas Davi é um caso especial pois ele foi um adorador por excelência. Vamos ver o porquê?

1) Davi tinha um coração quebrantado 
Salmo 51.17 Davi no alto do arrependimento do grave pecado cometido (leia o relato em 2 Samuel 11) diz: "sacrifício para Deus é um espírito quebrantado", ou seja, o momento entregar-se e confessar as nossas mazelas perante um Deus amoroso e perdoador reconhecendo a nossa necessidade de Sua infinita graça. Se estamos (ou pensamos estar) de pé, vivos e com saúde hoje é pela infinita misericórdia, graça e bondade de Deus e aí já é um bom motivo para O adorarmos. Nós não O adoramos para mostrar quem somos, mas para mostrar quem Deus é na nossa vida, porém encontramos por aí "adoradores" de nariz empinado, aquele que faz questão de mostrar que chegou, que pensa que adorar é berrar no ouvido do irmão ao lado, que pensa que a terra vai tremer somente quando ele pegar no microfone e muitas vezes vai embora murmurando porque não teve a oportunidade que esperava.

A verdade é que senão fosse pela misericórdia, graça e bondade de Deus nós merecíamos estar mortos condenados a estar no inferno, então por isso tudo seja adorado, sejas glorificado oh Deus porque nada somos, e somos ou temos alguma coisa é porque o Senhor nos permitiu ser ou ter.

2) Davi amava a casa de Deus 
Infelizmente hoje em dia, há pessoas que vem pra igreja, porque o avô vinha, o pai e a mãe vem ou pra não perder a namorada ou namorado. Outros entram na igreja como se estivessem entrando num clube ou numa festa social, alguns mascando chicletes feito uma vaca atolada ruminando, o tempo todo mexendo no celular. Nunca se bebeu tanta água na vida, como bebe quando vai à igreja. Outros sequer entram no ambiente de culto e ficam no lado de fora (pasmem!) o culto todo papeando. É a geração de crentes do séc. XXI que perderam a mínima noção do respeito e postura na casa de Deus e há quem diga que pregar contra isso é ser chato e intolerante. Agora experimente ter esse tipo de postura numa audiência lá no fórum, pra você ver se o guarda não te põe pra fora. Se num lugar público é assim, porque que na casa de Deus tem de ser ou se comportar de qualquer jeito, sem um mínimo de reverência para com Deus? Já parou pra pensar nos motivos que levaram Jesus a expulsar os cambistas do templo? (Leia João 2.13-17 e reflita)

Um lugar que foi construído e consagrado para prestar culto a Deus é muito importante sim, é lá onde desce o shekinah do céu, é lá onde pairam a glória e a presença de Deus, verdadeiros adoradores amam a casa de Deus e sentem o prazer e o desejo de estar lá. Olha Davi expressando sua satisfação de estar na casa do Senhor em Salmos 122.1 - "Alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor"; e o que dizer do Salmo 27.4 - "Uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei, que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a glória do Senhor e buscar sua orientação no seu templo". Será que ainda nutrimos este sentimento pela habitação de Deus?

Alguém pode pensar - "não irmão mas o templo somos nós, a minha igreja é minha casa!" - trata-se de uma das maiores falácias deste tempo presente. É óbvio que somos os o templo e a morada do Espírito Santo, mas será que o Espírito Santo quer habitar num templo que não sente o desejo e o prazer de estar reunido na congregação dos Santos? É bem verdade que lá não é o céu, existe gente de todo tipo, mas são gente como a gente, imperfeitos, pecadores e carentes de Deus como nós e que estão lá justamente pelo desejo de se consertarem com Deus. Se não queremos manter comunhão com nossos irmãos aqui na terra, é um claro sinal (ainda que não declarado) de que também não queremos comunhão com essa gente lá na glória. E aí, como fica?

3) Davi jamais ousou tocar na glória de Deus
Em I Cr 29.11 Davi declara: - "Tua é, Senhor, a glória, honra, poder e majestade...". Davi, sendo um bom bem sucedido, rico e poderoso entendia que todo poder e glória emanavam de Deus e que o ser humano jamais seria capaz de alcançar tal feito. Quem somos nós, querido leitor, se o Espírito Santo não nos fizer entender estas palavras aqui ditas? 

Fato é que Deus não dá Sua glória a ninguém (Is 42.8). Quando observamos pastores, dirigentes, líderes, regentes pensando que são os tais, que se não fossem eles, que Deus só fala quando ele canta, ou quando ele prega, que o departamento que ele lidera só vai bem por causa dele estar à frente, isso é tocar na gloria pertencente somente à Deus. Qualquer sucesso que possamos alcançar no trabalho ao Senhor, é dEle que provém a oportunidade, a misericórdia e o direcionamento necessários para tal feito. Porque se não for assim, então não é para o Senhor que estamos fazendo e sim para o nosso próprio ego, para engrandecimento próprio visando qualquer outra coisa que não seja glorificar ao Deus que permite sermos bem sucedidos ou não naquilo que propomos fazer. 

Portanto, se você trabalha com um grupo coeso (focado no mesmo objetivo em prestar o melhor ao Senhor), que te respeita e lhe é solícito, ou se é um vaso usado na mãos do Senhor para pregação da Sua palavra ou para louvar Seu santo nome, certamente tem alcançando bons resultados, você tem motivos para agradecer e glorificar ao Senhor por isto, a Ele deve ser creditado a toda honra e toda glória por Sua bondade e misericórdia. 

4) Davi expressava sua adoração independente das circunstâncias
Verdadeiro adorador não importa se o vento está favorável ou contra. Ele não se importa se tem ou não dinheiro no bolso, sem tem contas pra pagar ou não. 
Em II Samuel 12.16-23 Davi orou 7 dias por um filho que depois veio a falecer, e sabe o que ele foi fazer quando soube da morte deste filho? Ele se lavou e trocou de roupa e foi para o templo adorar a Deus. Leia o texto!

Verdadeiro adorador não adora a Deus pela circunstância. Em todo tempo Davi tinha louvor na sua boca. O louvor é uma expressão da adoração. Você para glorificar a Deus, não precisa sentir uma emoção, não precisa que ninguém te mande fazer isso, adoração é um ato voluntário seja lá o estado emocional, financeiro, material em que você estiver, a coisa pode estar feia, a corda pode estar no teu pescoço, mas o verdadeiro adorador é como Jó e não murmura na primeira luta que surge. Jó quando estava no pior momento de sua vida ele cita os versículos 25 e 26 do capítulo 19 de seu livro: "Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E mesmo que minha pele estiver destruída pela doença, verei a Deus".

Será que você e eu seríamos capazes de adorar a Deus no estado em que Jó se encontrava? Leproso, pobre, filhos mortos, abandonado pela esposa, tendo sua fé questionada pelos "amigos"? Talvez não, né? Aliás, por muito menos já achamos motivos para questionar Deus ou até mesmo "colocá-Lo contra a parede", mas hoje o Senhor nos dá a oportunidade de revermos nossa condição de adorador e mudar nossa postura ante as lutas, adorarmos mais e murmurar menos.


E para concluir este pensamento, toda sorte de gente procura Deus: ricos, pobres, inteligentes, ignorantes, brancos, negros, etc. mas apenas uma classe de gente Deus procura de acordo com o texto base: dos verdadeiros adoradores. E tomara Deus, que Ele tenha visto em você e em mim essa condição: um povo de coração quebrantado e não soberbo, um povo que ama a casa de Deus, um povo que por mais bem sucedido que seja, não ousa tocar na glória de Deus e por final um povo todo tempo independente da circunstância adora a Deus sem reservas.

Os judeus e samaritanos disputavam entre si onde seria o verdadeiro lugar de adoração: o templo de Jerusalém ou o monte Gerizin. A localização era importante sim, mas não era o mais importante. O que contava era a atitude dos adoradores e era isso que Jesus queria deixar claro àquela mulher Samaritana.

Adorar a Deus em espírito, é algo que parte do íntimo e não da boca pra fora, o espírito é aquilo que nos liga à Deus e nos dá vida e este espírito deve estar ligado em íntima comunhão com Criador; adorar a Deus em verdade, é ter um interior na verdade, ou seja, na baseado na verdadeira obediência a Palavra de Deus, pois a Bíblia é a verdade em nós: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17.17)

21 maio 2014

QUANDO DEUS ABENÇOA E O HOMEM JOGA FORA A BENÇÃO

Base: II Cr 26.3-5 e 16


UZIAS - A história de um dos reis mais fantásticos da historia de Judá
Dois momentos marcantes na vida deste rei:
1º) v.5 - quando buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar abençoando-o
2º) v.16 - o início da decadência do rei Uzias por causa da sua altivez


a) Como se buscar a Deus:

1) em oração, Deus tem várias maneiras para falar contigo, mas você tem apenas uma maneira de falar Ele: ORANDO!

2) com fé, crendo que vai encontrá-Lo

3) com coração quebrantado e contrito (Sl 51.17)

4) com uma vida Santa, pois o pecado afasta o homem de Deus

5) priorizando o reino de Deus

6) - Jo 4.24, buscando em espirito e em verdade


b) Quais são os princípios q Deus utiliza para que Deus faça uma pessoa prosperar?

1) vontade soberana de Deus
Independente de quem seja, Salomão em I Rs 4 pediu sabedoria a Deus, mas Deus em sua soberania além de ter abençoado com sabedoria, TAMBÉM o abençoou com riquezas. Deus tem poder pra isso. Lembramos que foi Deus quem fez Davi prosperar a ponto dele dizer "tudo o q eu tenho provem de Ti, da tua mão eu te dou"

2) vontade permissiva de Deus
Faz com que ímpios e justos sejam abençoados, ele faz com que o sol e a chuva venha sobre justos e injustos. Em Salmos 33.5 o salmista diz q a terra está cheia da bondade do senhor, Deus é bom q ele permite bençãos sobre justos e injustos.

3) resposta de Deus às nossas atitudes
Uzias buscou ao senhor, Deus o fez prosperar como resposta à sua atitude. Daniel em 1.8 assentou em seu coração não se contaminar. No v.9 Deus deu graça a Daniel, no v.17 Deus deu inteligencia e entendimento em relação a sonhos e visões.

Você é dizimista fiel liberal nas suas finanças pessoais? Em resposta a suas atitudes Deus pode te fazer prosperar!


c) quais são as características da benção de Deus? (algo aqui relatado certamente vamos passar)

1) v.6 "Porque saiu e guerreou contra os filisteus, e quebrou o muro de Gate, o muro de Jabne, e o muro de Asdode" - Você vai vencer seus inimigos!

2) v.6b "construiu cidades no meio da terra dos filisteus" - Deus permite você conquistar espaço!

3) v.7 "Deus o ajudou contra os filisteus e contra os arábios que habitavam em Gur-baal e os meunitas" - Ação direta e soberana de Deus a seu favor. Sabe aquele problema que com tuas forças você não consegue resolver? Deus entra diretamente em ação e te ajuda a conquistar a vitoria, uma ação direta de Deus no seu problema e na sua adversidade!

4) v.8 "E os amonitas deram presentes a Uzias; e o seu nome foi espalhado até à entrada do Egito" - Deus faz o seu nome ser respeitado, sem você ter alguma alto posição onde trabalha. Ex.: - "olha, não mexe com o cara da portaria porque ele é protegido do dono"... isso é respeito! Você pode ser o menor dentro da empresa em q você trabalha, mas todos te respeitam porque a benção de Deus está sobre você!

5) v.8c "...porque se edificou altamente" - quando Deus te abençoa, Ele te engrandece!

6) v.9 "Também Uzias edificou torres em Jerusalém, à porta da esquina, e à porta do vale, e à porta do ângulo, e as fortificou" - Não é só você q se torna forte, a sua casa se torna forte também!

7) v.10 "Também edificou torres no deserto, e cavou muitos poços, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores, e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis; porque era amigo da agricultura" - Prosperidade material!

8) v.11 "Tinha também Uzias um exército de homens destros na guerra, que saíam à guerra em tropas" - Deus coloca gente preparada ao seu lado para te ajudar nas horas difíceis.

9) v.13 "E debaixo das suas ordens havia um exército guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com força belicosa, para ajudar o rei contra os inimigos" - Deus te reveste de autoridade, vai ter gente que vai te obedecer!

10) v.14 e 15 "E preparou Uzias, para todo o exército, escudos, lanças, capacetes, couraças e arcos, e até fundas para atirar pedras. Também fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras" - Deus te dá estrategias para você conquistar vitorias. Enquanto teu adversário joga uma flecha, você tem uma maquina que atira 100 flechas de uma vez. Diante disso, quem você acha que vai prevalecer?

11) v.15b "...e propagou a sua fama até muito longe" - Você será reconhecido até por desconhecidos! Ex.: "- Soube naquela rua que tem um eletricista muito bom!" - nem te conhece e já fala bem de você!

12) v.15c "...e foi maravilhosamente ajudado" - Você recebe uma ajuda de Deus fora do comum!

13) v.3b "e cinqüenta e dois anos reinou em Jerusalém" - A benção é duradoura.
Percebeu quanta benção foi derramada sobre a vida de Uzias? Nessa época Israel era os EUA em poderio militar e nunca houve tanta prosperidade agricola nesse tempo.


d) Como é q se joga fora a benção? Vai da maneira como lidamos com a benção que Deus nos dá.

1) v.16 "mas havendo se tornado forte exaltou-se o seu coração..." - soberba, autosuficencia.

Pv 6.16 diz que "6 coisas aborrecem a Deus, a primeira olhos altivos"

Sl 19.13 "Senhor, não permita q a soberba se assenhorie sobre mim, então eu ficarei limpo e livre de grande de transgressão." - Não precisa ser rico, tem pobre soberbo também, isso é indole, vem de dentro do coração!

Sabe pq Deus não tolera soberba? Poque soberba lembra o diabo; lembra de quem era o diabo? Lucifer, aferidor de medidas, exemplo máximo de beleza, sabedoria e formosura, porém exaltou seu coração, tá lá e o fim dele todos sabemos, tá lá Isaias em 14.12-14!

Deus pergunta quem você é pra ser assim? você não é nada, é materia que ao morrer voltará o pó da terra. II Co 10.17 diz que "aquele se gloriar, se glorie no Senhor...". Jr 9.2 diz "não se glorie o sabio na sua sabedoria... mas aquele q se gloria se glorie em me conhecer e saber q eu sou o Senhor…". A gloria é do Senhor, tudo é dEle, por ele e para Ele são todas as coisas!

2) continuação do v.16 "Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper" - Corromper é estragar, tornar podre. Um homem que busca a Deus, que vive uma vida com Deus de repente quando ele cresce, é abençoado começa a se exaltar ele corrompe seu caráter, começa a fazer coisas que antes abominava porque apodreceu por dentro, o caráter, a alma, a imagem e a santidade de Deus em nós até agora foi interno, a partir de agora Uzias coloca pra fora seu sentimento de soberba.

3) ainda no v.16 "...transgrediu contra o Senhor seu Deus…" Transgredir é fugir do proposito inicial, sair do plano de Deus e qual foi a transgressão de Uzias? Porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.

v.17 e 18 "Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e com ele oitenta sacerdotes do Senhor, homens valentes. E resistiram ao rei Uzias, e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isto para honra tua da parte do Senhor Deus" - Uzias foi um homem chamado por Deus para ser rei e não pra ser sacerdote e ele pensou q tinha a mesma autoridade, porque ele era forte, poderoso, era respeitado, mas isso não lhe dava o direito de oferecer no altar de insenso.

Irmão/irmã, fique aonde Deus te colocou, se Deus te chamou pra cantar no coral ou ser professor na escola dominical ou até mesmo um líder de departamento, exerça com honra e com prazer para a gloria de Deus... mas não é por causa do teu reconhecimento que você se acha no direito de peitar seu pastor, de desrespeita-lo ou até mesmo almejar a posição dele, já pensando ser capaz de dirigir uma igreja. Deus no momento pode não ter te chamado pra ser pastor, mas saiba que o melhor lugar para estarmos é no centro da vontade de Deus, não queira um lugar aonde Deus não quer te colocar, se Ele quiser ele te levanta, ele tem poder pra fazer isso, porém, enquanto isso não acontecer fique em seu lugar!


e) Consequências de quem joga a benção de Deus fora

1) v.19a "Então Uzias se indignou; e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso" - O camarada estava tão soberbo a ponto dele não aceitar correção.

2) v.19b "Indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na casa do Senhor, junto ao altar do incenso" - Deus exerce juízo imediato, a lepra brotou-lhe na testa!

3) v.21 "Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da casa do Senhor" - Perdeu posição diante dos homens e diante de Deus, agora por causa da doença não podia mais sair de casa.

4) elementar, quase uma redundancia. Você perde a benção

era forte - ficou leproso

tinha milhares de pessoas a sua volta - foi morar sozinho

tinha gloria e fama - foi pro ostracismo


f) conselhos para você:

1) Deus abençoa a cada um segundo a sua capacidade.
Lembra da parábola dos 10 talentos? Em Mt 25 o talento foi entregue segundo a capacidade de cada um. Não queira a benção maior que a sua capacidade, Deus te abençoa no limite da sua capacidade!

2) Não despreze a benção que Deus te dá.
Esse carro velho? Essa casa pequena? Esse emprego? Cuidado com a murmuração!

3) Não tenha inveja da benção que Deus dá a outros.

4) Não menospreze a benção que Deus dá a outros por menor que lhe pareça
O camarada tá andando de mobilete, o cara fez um ano de economia pra comprar uma mobilete e Deus lhe concedeu. A benção de Deus nunca é pequena pra quem a recebe, Deus conhece a cada um e tem uma medida de benção para o que cada um precisa

5) Pv 10.22 "a benção do senhor enriquece e nao acrescenta dores"
Não te deixa mais pobre, não te deixa triste, ela vem pra te alegrar e te dar bem estar


Conclusão
Agradeça a Deus pela tua saúde, pelas bençãos que Ele tem te dado, pela tua família, esposa, marido, filhos, teu emprego, pela oportunidade de estar na casa de Deus, por ser participante de Sua natureza, pela esperança de um dia ir morar nos céus!

Louve a Deus pela tua dificuldade que Ele está permitindo sobrevir na sua vida. Saiba que Ele está te preparando para uma grande benção.

Que Deus em Cristo vos abençoe!